ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Coordenador: Dr. José Trezza Netto 

Vice-coordenadores: Dr. Antônio Yoshinobo Iwasaki / Dr. Carlos Alberto Kalil Neves 

 acupuntura

 

A acupuntura é uma terapia que reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos que juntamente com a moxabustão, massagens e outras terapias fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa. É praticada há mais de 5.000 anos na China e utiliza a aplicação de agulhas em pontos de energia específicos no corpo para tratamento e prevenção de doenças.

O CONSELHO FEDERAL DE FARMACIA (CFF) reconhece o exercício profissional da acupuntura, como especialidade farmacêutica, através da Resolução número 353/2000. Com isto uma grande oportunidade para atuar neste campo profissional se abre, alem de estabelecer novos caminhos com relação à pesquisa e desenvolvimento desta ciência milenar.

A COMISSÃO ASSESSORA DE ACUPUNTURA - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA tem por objetivos desenvolver discussões sobre o âmbito profissional, a pesquisa, o aperfeiçoamento e a proposição de normas e procedimentos para o farmacêutico acupunturista, entre outros assuntos.

Os colegas interessados em participar desta comissão deverão entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   

Clique aqui e saiba mais sobre Comissão Assessora de Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa

 

Próximo evento:

seminário de acupuntura

 

Leia outras notícias relacionadas a Acupuntura:

                  

 

III Seminário de AcupunturaCRF-SP reúne profissionais de diversas áreas em Seminário de Acupuntura

Com os focos voltados à profissão farmacêutica, algumas áreas despontam como uma boa oportunidade ao farmacêutico. Nesse contexto, a acupuntura aparece como um amplo mercado de trabalho que vem crescendo e despontando como um campo a ser explorado pelo farmacêutico. Certos de que o farmacêutico reúne as características essenciais para exercer as diversas faces da acupuntura, o CRF-SP realizou no dia 30/08, na capital, o III Seminário de Acupuntura, que destacou as aplicabilidades práticas desta área.

Fonte: Portal do CRF-SP

Disponibilizamos abaixo as apresentações ministradas pelos dr. Rogério Suguitani, dr. Márcio Miyamoto, Prof. Roberto Lalli, dr. Edison Penachin, dr. Marco Cecchini e dr. Juliano Stabile:

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Acupuntura muda percepção da dor

Um novo estudo do Hospital Universitário de Essen na Alemanha sugere que a acupuntura realmente altera a percepção do cérebro e o processamento da dor.

Fonte: The Times of India (em inglês)

 

 

pic

 

Cinco anos de PNPIC: o que há para comemorar

 

Cinco anos se passaram após a aprovação da Portaria MS Nº 971/2006, que definiu, pela primeira vez no Brasil, uma política pública de Práticas Integrativas e Complementares (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC). Fonte: Portal CRF-SP

 

 acupuntura1

Câmara de São Paulo faz sessão solene em homenagem a acupunturistas e outros profissionais

Em comemoração ao Dia do Acupunturista, Massoterapeuta, Naturopata, Terapeuta Natural e Quiropraxista, a Câmara Municipal de São Paulo realiza na manhã desta quarta-feira (23 de março) uma sessão solene com a presença de profissionais atuantes nestas áreas.  Fonte: Portal CRF-SP

 

 

 

Práticas Integrativas em Santos

No sábado, 19 de março, cerca de 50 pessoas reuniram-se para participar do 3º Fórum sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na rede pública de saúde.

Fonte: Portal do CRF-SP

 

 

 pics-marilia-04-12-mesa-menorPráticas Integrativas em Marília

Fórum multidisciplinar abordou o acesso da população à Homeopatia, Fitoterapia e Acupuntura nos serviços públicos de saúde.

Fonte: Portal do CRF-SP

 

acupuntura_smbolo

 

Acupuntura como Patrimônio Imaterial da Humanidade

A China conseguiu que as técnicas médicas da acupuntura e a moxibustão, assim como a Ópera de Pequim (jingju) fossem incluídas no Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco, pelo que se consolida, com 28 representações, como o país com mais inclusões na lista, destacou a imprensa do país nesta quarta-feira.

Fonte: Revista Veja

 

 

Problemas nas unhas podem indicar que algo na sua saúde não vai bem

Sai de cena o paciente, entra em cena o indivíduo - 01/06/2009

Fitoterápicos e homeopáticos já podem ser prescritos por dentistas - 18/12/2009

 

 

Voltar à página inicial das Comissões

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.