Farmacêuticos do setor público e estudantes conheceram estratégias e diretrizes da implementação dos PICs no Sistema Único de Saúde (SUS).Farmacêuticos do setor público e estudantes conheceram estratégias e diretrizes da implementação dos PICs no Sistema Único de Saúde (SUS).

São Paulo, 7 de dezembro de 2010.

O II Fórum para Discussão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS, realizado em 4 de novembro, na Universidade de Marília (Unimar), foi palco de uma intensa troca de experiências entre o município e as regiões próximas. Farmacêuticos atuantes no setor público e estudantes puderam conhecer estratégias e diretrizes da implementação dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa de abertura contou com a presença do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, com a diretora regional da Seccional de Marília, dra. Mafalda Biagini, o coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública da capital, dr. Israel Murakami, a representante do Serviço Municipal de Saúde de Marília, dra. Luciana Toledo e a coordenadora do curso de Farmácia e Biomedicina da Unimar, profª Lara Cristina Casadei Ubeda.

Para dr. Pedro, as discussões propostas têm sido o impulso para diversas conquistas. “De debates como estes temos conseguido importantes resoluções em órgão federais e, podemos observar a diferença positiva que elas operam na sociedade”, avaliou.

O principal objetivo do Fórum foi prover subsídios para que os profissionais da saúde que atuam ligados aos gestores de saúde, possam obter a definitiva implementação das Pics em seus municípios. “A lei garante o acesso desde 2006, porém ainda não alcançamos o nível mínimo aceitável. Pretendemos auxiliar e facilitar esse processo”, declarou dra. Mafalda Biagini.

Troca multidisciplinar

O professor Regildo M. Gonçalves da Silva, biólogo, doutor em Genética e Bioquímica de Plantas Medicinais e coordenador do Projeto Farmácia Verde, falou sobre a movimentação e a experiência da cidade de Assis na criação do projeto que hoje abrange 19 municípios.

A criação dos Hortos de plantas medicinais, que funcionam como banco de espécies e fornecem as mudas para criação das hortas comunitárias, oferecem um duplo efeito positivo ao fornecer plantas medicinais com a informação adequada e promover a integração com a comunidade, pois crianças e idosos podem ajudar com o cuidado às plantas. “Contamos com o trabalho de equipes multidisciplinares, que mobiliza autoridades e gestores para realizar capacitações sobre a Fitoterapia, o uso de plantas medicinais, além da adequação ambiental e o extrativismo consciente da matéria-prima”, avaliou o Profº Dr. Regildo.

A dra. Lais M. Tapias Rainieri, médica da rede pública há 22 anos, apresentou dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest), que atende a 72 municípios da região de Marília. “Através de uma parceria com a Unesp, disponibilizamos aos trabalhadores as especialidades de Acupuntura, Fisioterapia, Ortopedia e Terapia Ocupacional. A média de atendimentos por paciente é de 10 a 20 sessões, totalizando cerca de mil atendimentos por ano. A melhora física e mental dos pacientes é evidente”.

A cidade de Bragança Paulista também levou a Marília suas experiências, através da diretora regional dra. Ieda Maria Sanchez e da coordenadora das Pics na cidade, dra. Elizabeth Carvalho, médica do Programa Saúde da Família (PSF) há 16 anos. “Enfrentamos dificuldades como a de falta de estrutura, mas tivemos a surpresa de identificar 80% de aceitação da classe prescritora e da população em relação às práticas integrativas”, concluiu dra. Elizabeth.

Para a dra. Elizabeth o sucesso da implementação da Pics depende da mobilização dos profissionais de saúde, da comunidade e, principalmente, da vontade do gestor. “Eu gostaria de parabenizar o CRF-SP pelo louvável trabalho que desempenha no âmbito da saúde pública. Recordo-me que compareço ao meu conselho de classe apenas para resolver pendências burocráticas. Agradeço ao CRF-SP por levantar mais esta bandeira e parabenizo também o trabalho das Comissões Assessoras”, declarou dra. Elizabeth.

Os profissionais que completaram o corpo de palestrantes do evento foram a enfermeira dra. Luciana Caluz, a farmacêutica dra. Danielle Zanetti e o médico acupunturista, dr. Luiz Eduardo Galvani. Estiveram presentes a conselheira, dra. Priscila Dejuste, a vice-diretora regional de Marília, dra. Luciane Tiburtino, o coordenador da Comissão Assessora de Homeopatia da capital, dr. Daniel Mangano e o coordenador da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, dr. Rogério Veiga, também da capital.

Luana Frasca