No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), farmacêuticos podem conscientizar a população sobre os riscos desta doença


Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão ArterialDia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão ArterialSão Paulo, 26 de abril de 2013.

Hoje, 26 de abril, é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data que serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença. O CRF-SP é uma das entidades que desenvolvem ações para conscientizar a população sobre a hipertensão arterial, considerada uma enfermidade silenciosa, que, com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e ao bem estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

Entre as causas mais relevantes relacionadas com a alta prevalência da doença na população está a predisposição genética; estilo de vida, envolvendo pouca atividade física e condições constantes de estresse; ansiedade; preocupações; e alimentação rica em alimentos com muito sal.

Se não tratada, o estado permanente de hipertensão arterial acaba por comprometer o coração e o sistema circulatório, incluindo as artérias e arteríolas, sistemicamente. Também é importante salientar que as lesões da hipertensão arterial nos rins, frequentemente associadas às do diabetes mellitus, são as causas mais comuns da perda da função renal, com necessidade de transplante de rim.

Crianças e adolescentes

Neste ano, a hipertensão em crianças e adolescentes será o foco da campanha que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai desenvolver, com atividades em todos os estados e no Distrito Federal, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos têm a doença.

Segundo a SBC, a maior preocupação é que não existe entre os brasileiros a cultura de aferir a pressão arterial durante a infância e a adolescência. Além disso, há a possibilidade de esses índices aumentarem porque também tem crescido o número de crianças obesas no país.

Clique aqui para conferir a cartilha “Pressão alta... na criança”, disponibilizada no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Farmacêutico, faça sua parte

O CRF-SP também está preocupado com esse grave problema de saúde pública e tem promovido várias ações para contribuir com a diminuição dos índices alarmantes: capacitação de milhares de farmacêuticos, ao longo dos últimos anos, por meio de seus cursos gratuitos (“Manejo do tratamento do paciente com hipertensão“ e “Estudo de Casos Clínicos em Hipertensão Arterial Sistêmica”), que tratam sobre os principais cuidados que devem ser adotados com pacientes com hipertensão, elaboração do fascículo “Manejo do Tratamento de Pacientes com Hipertensão” e confecção de folder sobre o tema para utilização dos farmacêuticos que desejam promover campanhas de educação em Saúde junto à população.

Veja aqui o calendário de cursos do CRF-SP

Clique aqui para fazer download dos fascículos do CRF-SP

Conheça aqui as Campanhas de Educação em Saúde do CRF-SP

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.