Ministério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina através de parceria público privada

 

Ministério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina através de parceria público privada - foto-dondocfoto-panthermediaMinistério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina através de parceria público privada - foto-dondocfoto-panthermediaSão Paulo, 17 de abril de 2013.

O Ministério da Saúde, por meio de parceria do laboratório público Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a empresa brasileira Biomm, promoverá a retomada da produção nacional de insulina, medicamento para o controle de diabetes. A previsão de investimento é de R$ 430 milhões nos próximos cinco anos – R$ 80 milhões do Ministério da Saúde e Fiocruz, e o restante via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (16/03) em Belo Horizonte, em cerimônia com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.

A fábrica da Biomm deve começar a produzir a partir de 2015 e a população terá acesso ao medicamento nacional em 2017. A produção nacional de insulina, interrompida em 2001, representa avanço não apenas na assistência, mas também confere ao Brasil autonomia e reduz a vulnerabilidade do país frente a potenciais crises internacionais de produção.

Com a retomada da produção da insulina, o Brasil volta a fazer parte do seleto grupo de quatro países que produzem insulina, ao lado de Ucrânia, Dinamarca e Estados Unidos.

Atualmente, há cerca de 10 milhões de diabéticos no país. Desses, 1,1 milhão utilizam a insulina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Em 2012, o consumo médio de medicamentos antidiabéticos pela rede pública de saúde foi de cerca de 15 milhões de frascos NPH e cerca de 1,7 milhões de frascos de insulina – 1,2 milhões de frascos do tipo NPH e 145 mil frascos da regular. A Biomm produzirá 50% da insulina distribuída no SUS.

O CRF-SP contra a diabetes

Em 2012, o CRF-SP lançou o fascículo “Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes”. A publicação traz um guia completo sobre os cuidados e a assistência ao indivíduo com diabetes e proporciona subsídio técnico essencial para que o farmacêutico desempenhe, com excelência, o seu papel estratégico na prevenção, controle e acompanhamento clínico do paciente.

A abordagem é completa e traz desde a relação dos sintomas e principais complicações do diabetes, até a interpretação de exames laboratoriais com índices de referência, monitoramento e tratamento do diabetes. Além de disponibilizar modelos de protocolos de procedimento, guia para entrevista com o paciente, cadernetas de acompanhamento, entre outros.

O CRF-SP também promove os cursos “Manejo do tratamento de pacientes com diabetes módulos 1 e 2”. A capacitação oferece aos farmacêuticos conhecimentos mais aprofundados sobre o tratamento da doença, em conformidade com a RDC 44/09. Entre os assuntos abordados estão a discussão da fisiopatologia, estratégias de educação e tratamento para diabéticos, casos clínicos e técnicas para autoaplicação de insulina e automonitorização glicêmica, entre outros. O curso é gratuito. Fique atento as datas e locais no portal CRF-SP.

Clique para acessar o Fascículo VII - Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes

Clique para acessar o folder da Campanha de Educação em Saúde, que está disponível neste portal para download

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações de Agência Saúde)

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.