Data terá como tema a hipertensão. Objetivo é intensificar o controle da pressão arterial em todo o mundo


Dia da Saúde Data terá como tema a hipertensão. Objetivo é intensificar o controle da pressão arterial em todo o mundoDia da Saúde Data terá como tema a hipertensão. Objetivo é intensificar o controle da pressão arterial em todo o mundoSão Paulo, 5 de abril de 2013

Neste domingo, dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), terá como tema a hipertensão.

De acordo com a organização, a doença atinge mais de 1 bilhão de pessoas e está mais concentrada na África, onde 46% da população sofre com a pressão alta. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, uma em cada três pessoas tem a doença crônica.

O objetivo é intensificar o controle da pressão arterial para que os pacientes conheçam seus níveis de pressão e diminuam o risco de desenvolver outras doenças, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, por exemplo.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo também está preocupado com esse grave problema de saúde pública e tem promovido várias ações para contribuir com a diminuição dos índices alarmantes: capacitação de milhares de farmacêuticos, ao longo dos últimos anos, por meio de seus cursos gratuitos (“Manejo do tratamento do paciente com hipertensão“ e “Estudo de Casos Clínicos em Hipertensão Arterial Sistêmica”), que tratam sobre os principais cuidados que devem ser adotados com pacientes com hipertensão, elaboração do fascículo “Manejo do Tratamento de Pacientes com Hipertensão” e confecção de  folder sobre o tema para utilização dos farmacêuticos que desejam promover campanhas de educação em Saúde junto à população.

 

Veja aqui o calendário de cursos do CRF-SP 

Clique aqui para fazer download dos fascículos do CRF-SP

Conheça aqui as Campanhas de Educação em Saúde do CRF-SP

 

Mônica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.