ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Nos quatro primeiros meses desse ano, 170 toneladas de medicamentos falsos ou irregulares foram apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo país, número oito vezes maior que em 2008. Os produtos não estavam apenas em farmácias, mas em lojas, sites e outros estabelecimentos comerciais.

O tema “Falsificação de medicamentos” será discutido hoje no dia 19 de junho, às 19 horas, em evento promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) por profissionais que fazem parte da cadeia logística do medicamento, ou seja, desde a fabricação, armazenamento, transporte, distribuição e dispensação final. E, nestas etapas, o trabalho do farmacêutico é fundamental para coibir qualquer irregularidade.

A palestra será apresentada pelo delegado titular da 2ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Ricardo Stanev, que abordará as implicações criminais às pessoas envolvidas com a falsificação de medicamentos. O evento marca também a criação da Associação Nacional dos Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog).

 Lançamento Anfarlog

 A iniciativa da criação da Associação reforça a necessidade do farmacêutico frente ao desenvolvimento de procedimentos operacionais e da qualificação dos fornecedores.

Segundo o presidente da Anfarlog, dr. Saulo de Carvalho Junior, “O farmacêutico deve estar em tempo integral no estabelecimento para evitar a falsificação e adulteração do medicamento”, afirma.

 A Comissão de Distribuição e Transportes do CRF-SP enfatiza que, sempre que a carga armazenada ou transportada envolver medicamento, o âmbito é privativo do farmacêutico, profissional conhecedor das características do fármaco, bem como suas necessidades especiais.

 

Palestra “Falsificação de Medicamentos”

Data:  19 de junho de 2009 (sexta-feira)

Horário: 19h às 21h

Local:  Rua Martins Fontes, 330 (próximo do metrô Anhangabaú)

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.