ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

 

 

O perigo dos medicamentos sem receita

Distribuição de folders nos pedágios, campanha na mídia e ciclo de palestras em todo o Estado despertam a atenção da população sobre os riscos do uso incorreto de medicamentos. As ações acontecem em janeiro, mês do farmacêutico.

Para homenagear os mais de 34 mil farmacêuticos do Estado de São Paulo e alertar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos sem orientação, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, CRF-SP, preparou uma série de ações, entre elas a distribuição de folders nas praças de pedágio paulistas. De 17 a 20 de janeiro, mais de 150 mil pessoas que passarem pelos pedágios das rodovias controladas pela Autoban, NovaDutra e Intervias receberão dicas sobre uso adequado, conservação, riscos e efeitos indesejáveis causados por medicamentos, inclusive os que não precisam de receita.

Alguns tipos de dores de cabeça, febre, tosse e congestão nasal podem ser tratados com medicamentos e não precisam de receita médica. Apesar de serem de venda livre e muitas vezes estarem acessíveis nas gôndolas das farmácias, os riscos causados pelo uso inadequado desses medicamentos são inúmeros e o farmacêutico é o profissional acessível para estas orientações. E este é o principal tema do IX Encontro Paulista de Farmacêuticos, que acontece a partir de 12 de janeiro na capital e interior.

As palestras contam com orientações e alertas sobre as reações adversas e principalmente as interações com outros medicamentos, álcool e até mesmo alimentos. Ou seja, a população deve estar atenta ao consumir um medicamento tido como “inofensivo”, já que ele oferece perigo se consumido sem orientação. Entre os principais estão os analgésicos, anti-sépticos, vitaminas, antiácidos, antifúngicos, laxantes, antibacterianos, antidiarreicos e aminoácidos fazem parte da lista.

Os especialistas destacam que sintomas como dor, febre e tosse são mecanismos naturais de defesa do organismo e sinalizam que algo errado está acontecendo. É importante ressaltar que mascarar esses efeitos pode levar a complicações mais sérias, já que por trás de uma dor de cabeça, pode haver uma meningite; de uma febre, uma infecção e de uma tosse, uma pneumonia. Mediante este quadro, a orientação farmacêutica é fundamental para a automedicação responsável.

Confira todas as ações em comemoração ao Dia do Farmacêutico

 

Distribuição de folder nos pedágios
Como serviço de utilidade pública, entre os dias 17 e 20 de janeiro, cerca de 150 mil folders serão distribuídos pelos pedágios paulistas controlados pelas concessionárias Nova Dutra, Autoban e Intervias.

Painéis no metrô
Uma das homenagens ao farmacêutico teve início hoje (15/01), com mais de 150 painéis instalados nas linhas verde, azul e vermelha do metrô na capital. Com o slogan “Vários papéis, uma paixão: cuidar da sua saúde”, a homenagem irá permanecer nas estações e vagões durante um mês.

Comerciais TV Globo e Rádio SulAmérica
Mensagens de parabéns ao farmacêutico também serão tema de um comercial que será veiculado no intervalo da programação da TV Globo no dia 20 de janeiro. Também no Dia do Farmacêutico, inúmeras inserções parabenizando o profissional poderão ser ouvidas durante o dia por quem estiver sintonizado na emissora de rádio SulAmérica Trânsito (freqüência 92,1 FM, na capital).

Outdoor no interior
Todas as 23 cidades do interior com Seccionais do CRF-SP irão ganhar outdoors comemorativos nas principais avenidas a partir do dia 19/01.

Jantar de Confraternização
O tradicional e já famoso jantar em homenagem ao dia do farmacêutico acontece no dia 24 de janeiro (sábado) no Círculo Militar, em São Paulo. O jantar contará com um baile de máscaras, música ao vivo, muita alegria, além da oportunidade de reunir os colegas de profissão.

 

Mais Informações

Assessoria de Comunicação


Adriana Bezerra
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Américo Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Thais Noronha
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Renata Goncalez
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Telefones:
(11) 3083-2592/ 3067-1494/ 3067-1498

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.