ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS


CRF-SP irá produzir cartilha orientativa para o farmacêutico sobre Cannabis Medicinal

Dr. João Paulo Silvério Perfeito (GMESP/Anvisa); Dra. Margarete Akemi Kishi (Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP); Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP); e Dra. Priscila Dejuste (Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP) 

São Paulo, 10 de março de 2023

O CRF-SP recebeu nesta sexta-feira (10), em sua sede, na capital, o Dr. João Paulo Silvério Perfeito, da Gerência de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais (GMESP) da Anvisa, para discutir detalhes técnicos de uma série de cartilhas orientativas para a profissão farmacêutica e demais áreas da saúde sobre Cannabis, que terá parceria da Agência. A iniciativa é do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP e abordará, como primeiro tema, a resolução dos produtos e medicamentos à base de Cannabis no país.

Participaram da reunião a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, as coordenadora e vice-coordenadora do Comitê, Dra. Margarete Akemi Kishi e a Dra. Priscila Dejuste, e a gerente-geral técnica do CRF-SP, Dra. Reggiani Schinatto.

O gerente da GMESP apontou que é importante aos farmacêuticos, que estão na ponta, conhecerem mais sobre o assunto para poderem dispensar e orientar com ainda mais propriedade.

“A ideia é que a gente consiga levar os entendimentos sobre a parte regulatória envolvida nessa questão dos produtos de Cannabis, o conhecimento sobre as formas de acessos a esses produtos que podem ser registrados, no caso de medicamentos; autorizados, no caso de produtos; ou importados para uso individual do paciente", disse.

Dr. João Paulo Silvério Perfeito (GMESP/Anvisa); Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP); Dra. Priscila Dejuste (Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP); Dra. Reggiani Schinatto (gerente geral do CRF-SP); e Dra. Margarete Akemi Kishi (Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP

Ele aponta ainda que, além da cartilha para os profissionais, estão sendo idealizados folderes didáticos para a população.

“Também queremos abordar uma linguagem mais acessível para a população e, se possível, dar continuidade a outros números da cartilha para poder trazer mais assuntos e envolver os farmacêuticos de outras áreas e não somente os da ponta, contemplando o processo produtivo completo desses produtos”, afirmou o Dr. João.

“Tem de conhecer os produtos, suas particularidades e acompanhar os pacientes em seus tratamentos", complementou.  

Dra. Margarete completou que estão entre os objetivos iniciais da cartilha orientar o farmacêutico sobre a importância do acompanhamento farmacoterapêutico e realizar a farmacovigilância destes produtos, inclusive reportando todos os efeitos adversos.

 

Mônica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.