ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Nova categoria de trabalho é um dos destaques do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo

 

Trabalhos científicos no Congresso de 2017

São Paulo, 1º de novembro de 2018

Uma das motivações da participação em congressos renomados internacionalmente é a apresentação e publicação de trabalhos, que engradecem o currículo profissional, dá visibilidade no trabalho realizado e possibilita troca de experiências. 

Pela primeira vez, os farmacêuticos que não atuam na área acadêmica, de pesquisa ou correlatas, também poderão ter essa experiência. A novidade ocorrerá no XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, que acontecerá de 10 a 12 de outubro de 2019, e contará com apresentações e premiação de pôsteres em duas categorias: trabalhos científicos e cases de sucesso.

Além disso, as inscrições de trabalhos na vigésima edição de um dos maiores e mais completos congressos na área de Farmácia da América Latina poderão ocorrer em 14 diferentes áreas de atuação profissional, ampliando a possibilidade de participação dos farmacêuticos.

Mais, os resumos dos trabalhos científicos aprovados serão publicados em suplemento do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences.

Também haverá premiação para os melhores trabalhos de cada categoria. A avaliação acontecerá durante o Congresso e será realizada por farmacêuticos renomados das mais diferentes áreas de atuação.

A coordenadora da Comissão de Trabalhos Científicos do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete, apresenta mais detalhes sobre os trabalhos. Confira na entrevista abaixo:

Dra. Ana Lo Prete, coordenadora da Comissão de Trabalhos Científicos do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo

Qual seu sentimento por ter sido indicada a coordenar a comissão dos trabalhos científicos do Congresso?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete - Foi uma grande honra o convite, primeiramente porque se trata de um dos maiores congressos da área farmacêutica do país e, em segundo porque a comissão executiva e a comissão científica, que me convidaram para a coordenação, são compostas por profissionais de destaque e que eu admiro muito.

Acredito que o congressista está indo para o evento não só para se atualizar, mas também para mostrar à comunidade científica o seu trabalho. Então a comissão de trabalhos científicos exige uma seleção de profissionais que seja altamente capacitados para seleção e avaliação desses trabalhos e é o que a comissão tem feito desde sua composição.

 

Qual sua expectativa para essa edição do evento?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete - A Comissão de Trabalho Científico está com a expectativa de recebermos o maior número de inscrições de trabalhos científicos, até mesmo porque foi criada uma nova modalidade. Além disso estamos com expectativa de receber bons trabalhos porque também foi feita a divisão de novas áreas, que normalmente não eram contempladas na maioria dos congressos e as pessoas acabavam não mandando trabalho ou porque não eram contemplados ou por serem trabalhos que, por serem caracterizados trabalhos científicos, exigiam comitê de ética e outras questões e que essas pessoas trabalhavam em instituições onde não tinham esse cunho científico e acabavam não apresentando seus trabalhos.

 

Como a comissão está trabalhando? Quais novidades em relação à edição anterior do Congresso?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete - Nessa edição, o Congresso será divido em muito mais áreas do que na edição anterior. Então teremos 14 áreas de submissão de trabalhos científicos, o que faz com que pessoas que atuam como farmacêutico em algumas áreas que muitas vezes não eram contempladas no congresso, sejam contempladas dessa vez. E a comissão está tendo o rigor de selecionar avaliadores farmacêuticos atuantes para cada uma dessas áreas.

A outra novidade é a criação da modalidade case de sucesso, na qual os profissionais vão poder enviar experiências do seu dia a dia. Isso vai possibilitar que os farmacêuticos que não estão na área acadêmica ou na área da pesquisa possam também divulgar seus trabalhos, sem precisar passar por um rigor de um trabalho científico. Ou seja, eles vão relatar uma experiência exitosa em que ele tenha trabalhado.

 

Qual a importância de o congressista inscrever os trabalhos?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete – Primeiramente, os farmacêuticos que estão na área acadêmica ou nas áreas relacionadas aos trabalhos apresentados em congresso têm um papel importante para enriquecimento de currículos. Mas, mais do que isso, para qualquer farmacêutico, mesmo os que estão fora da área acadêmica, a apresentação de seu trabalho em um congresso dá visibilidade ao trabalho na comunidade farmacêuticos.

Com os cases de sucesso, haverá ampliação nessa possibilidade de visualização de todos os farmacêuticos, pela primeira vez nosso congresso terá essa amplitude para que todos os profissionais possam ter uma visibilidade do que outros profissionais estão fazendo nas diversas áreas de atuação do farmacêutico.

 

Quais os critérios para escolha dos trabalhos?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete - Como os trabalhos primeiramente serão inscritos primeiro em área e depois em modalidade, o aceite ou não do trabalho vai depender se o trabalho está dentro do molde esperado, que vai ser disponibilizado no portal do CRF-SP e se está dentro do que foi programado para ser apresentado no trabalho cientifico, que já é amplamente conhecido pelos farmacêuticos, ou nos cases de sucesso.

Os trabalhos serão avaliados tanto a parte escrita enviada, na forma de resumo, assim como a apresentação que é obrigatória durante o evento. Haverá uma pontuação para cada um dos itens (que estarão especificados nas normas de submissão e premiação). Todos os trabalhos inscritos estarão concorrendo e os melhores receberão a premiação.

 

Como será a apresentação?

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete - Durante essa edição do congresso, tantos os trabalhos científicos, como os cases de sucesso serão apresentados em formato de pôsteres e o autor principal que tiver se inscrito no congresso vai apresentar o trabalho também para o avaliador que vai estar presente no local.

Após a inscrição do trabalho cientifico, o congressista vai receber, em momento oportuno, a data e a hora da apresentação em que o trabalho vai passar pela arguição do avaliador.

 

 

Monica Neri (colaboração: Carlos Nascimento)
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.