ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Boletim Informativo CRFSP - 10/12/2008


 

 

Aprovado
o Parecer contra Emendas ao PL4385/94



A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10/10, o parecer do deputado Ivan Valente, relator das Emendas nº 1 e 2 de plenário ao Projeto de Lei 4385/94, que transforma a farmácia definitivamente em estabelecimento de saúde.

Após a leitura do relatório, a emenda n.1, que propõe a de venda livre sem exigência de prescrição medicamentos em armazéns e mercearias, recebeu dois votos contra. Uma do deputado Julio Delgado (PSB-MG) e outra de Antônio Cruz (PP-MS). 

Já a emenda n. 2, sobre as regras de publicidade de medicamentos, foi rejeitada por unanimidade. Com isso, o parecer do deputado Ivan Valente recebeu aprovação da Comissão de Defesa do Consumidor.

Outras Comissões já estão sensibilizadas quanto à importância da aprovação do PL, como é o caso do relator da Comissão de Seguridade Social Simão Sessim (PP-RJ), que se mostrou favorável às argumentações.

Clique aqui para acessar o parecer do deputado Ivan Valente aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor

Discussão do Parecer


Ontem, 9/10, representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, entidades farmacêuticas entre elas o CRF-SP estiveram reunidos com o deputado Nelson Marquezelli (PDT), relator das Emendas na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público.

O deputado apresentou em 26 de novembro parecer favorável às emendas, mas retirou seu parecer da pauta para ouvir e discutir o PL com os diversos segmentos da área farmacêutica e de saúde. Marquezelli se comprometeu a reestudar as emendas e conversar com outros líderes partidários.

 ____________________________________


Vitória nas Análises Clínicas


Liminar legitima exame citopatológico assinado por farmacêutico

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) obteve na Justiça liminar parcial que suspende os artigos 7º, 8º e 9º da Resolução de nº 1837/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determinava que os médicos não aceitassem exames citopatológicos realizados por outros profissionais não-médicos, à exceção dos odontólogos, em detrimento da profissão farmacêutica. 

A decisão coube ao juiz federal substitutivo da 3ª Vaga do Distrito Federal, Pablo Zuniga Dourado, que despachou o documento no dia 1º de dezembro. O texto da liminar defende que a Resolução de nº 1837/2007 do CFM “ultrapassa os limites, uma vez que não há a proibição legal e tampouco se ateve aos aspectos da qualificação profissional. Conseqüentemente, é inconstitucional e não pode obrigar médico a recusar o exame feito pelo farmacêutico”.

Para o coordenador da Comissão de Análises Clínicas do CRF-SP, dr. Marcos Machado Ferreira, a notícia é recebida com “alegria” por todos os farmacêuticos, e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e Sociedade Brasileira de Citologia Clínica.

Embora a decisão seja liminar, confiamos na justiça e temos certeza de que, ao final desse processo, o direito profissional do farmacêutico será mantido”, afirma Dr. Marcos Ferreira. “Gostaria de chamar a atenção dos farmacêuticos que atuam na área de citopatologia para que, se souberem de casos em que médicos recusaram-se a aceitar laudos assinados pelos mesmos, entrem em contato com o CRF-SP para que tomemos providências, ou procurem reparação judicial munidos dessa decisão liminar”, complementa o coordenador.

 

_____________________________________________________

SNGPC: problemas com os servidores

 

Ontem, 9 de dezembro, a Anvisa informou aos usuários e ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que o SNGPC está apresentando problemas com os servidores. Os arquivos transmitidos retornam com a seguinte mensagem: “arquivo não validado, favor reenviar!”

A orientação da Anvisa é para que todos aguardem a validação do arquivo transmitido para somente então tentar transmitir o próximo. O relatório de “status de transmissão” deve ser verificado diariamente com o intuito de verificar o recebimento, validação e aceitação do arquivo.

Arquivos de tamanhos menores têm sido validados mais rapidamente. Providências imediatas estão sendo tomadas para que o problema seja solucionado no menor prazo de tempo possível.

______________________________

 

SAF em Piracicaba


Escolas municipais da cidade terão em abril ciclo de palestras, orientações sobre uso correto de medicamentos

No final de novembro (27/11) durante a reunião ordinária da Câmara dos Vereadores de Piracicaba foi aprovado o Projeto de Lei nº 168 de 2008, que institui no calendário oficial da cidade a Semana de Assistência Farmacêutica. O autor do PL é o vereador Francisco Edílson dos Santos, o Chico da Água (PTB).

De acordo com o Projeto, o evento deverá ser realizado na segunda semana de abril de cada ano em escolas municipais e terá em sua programação palestras e debates sobre o uso correto dos medicamentos, os perigos da automedicação, as diferenças entre a dispensação e a simples comercialização de medicamentos, o papel do estabelecimento farmacêutico na saúde pública e o combate à falsificação e à propaganda enganosa de medicamentos.

O Poder Executivo ficará encarregado de constituir a Comissão Organizadora do evento e poderá estabelecer parcerias e convênios com ONGs, órgãos governamentais estaduais e federais, laboratórios, centros de pesquisas e universidades que se dispuserem a viabilizar a estrutura necessária para a realização da Semana Municipal de Assistência Farmacêutica.

O que é a SAF?

A Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) foi instituída pela Lei Estadual 10.687/00 para divulgar informações aos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do Estado. Neste ano o tema abordado por farmacêuticos e estudantes de Farmácia foi Gravidez na Adolescência e o número de participantes tem aumentado a cada ano.

 

 

Orientações do CRF-SP ao assumir a Responsabilidade Técnica



Por meio do departamento de Orientação Farmacêutica, CRF-SP convida a todos os farmacêuticos que assumirem a Responsabilidade Técnica nos ramos de drogaria, farmácia e distribuidora para uma palestra orientativa sobre Legislação Farmacêutica.

A palestra intitulada "Responsablidade Técnica X Legislações Vigentes" tem como objetivo orientar e atualizar os farmacêuticos inscritos no CRF-SP sobre as Portarias e Resoluções da Anvisa, SVS/MS, CFF e CRF-SP.

Confira a próxima palestra em São Paulo:

Horário
: das 9h30 às 11h30

Data: 12 de dezembro

Local: Sede do CRF-SP
Rua Capote Valente, nº487 - 1º andar - Jd. América

Para participar é necessário enviar e-mail com no mínimo dois dias de antecedência com nome, nº CRF-SP e a data que tem interesse.

Para os farmacêuticos que residem no interior, favor entrar em contato com a Seccional mais próxima para informações sobre as datas das palestras que acontecem mensalmente. 

Informações:
Tel: (11) 3067-1470 / 1850 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


__________________________________________________________


Revista do Farmacêutico

 

Edição 92

A edição 92 da Revista do Farmacêutico, está disponível também no portal do CRF-SP
www.crfsp.org.br

Envie suas sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.