ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

ENTREVISTA / Dra. Carmen Peña

carmen

A voz de 3 milhões de farmacêuticos

Presidente da FIP com mandato até 2018, a farmacêutica espanhola dra. Carmen Peña tem trajetória profissional ligada à militância em favor da promoção e defesa das necessidades do farmacêutico

Pela primeira vez em sua história, o Congresso Farmacêutico de São Paulo teve a participação da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), que manteve um estande no evento e a presença da atual presidente, dra. Carmen Peña, que visitou a Exporfar, acompanhou atividades científicas e apresentou a palestra de encerramento para um auditório lotado.
Mais do que conferir prestígio internacional ao maior evento farmacêutico da América Latina, que chegou à 18ª edição em outubro passado, a presença da FIP demonstrou que os valores defendidos pelo CRF-SP estão alinhados às tendências mundiais preconizadas pela Federação. Fundada em 1912, a FIP tem sede em Haia, na Holanda, e congrega mundialmente associações nacionais de farmacêuticos e cientistas farmacêuticos.
Sobre o Congresso, dra. Carmen Peña não poupou elogios. “Como presidente dos farmacêuticos em nível mundial, é uma honra e um orgulho poder estar com os companheiros do Brasil, neste caso, de São Paulo. São oportunidades únicas para se compartilhar informações sobre todas as tendências do mundo da Farmácia. ”
Leia a seguir a entrevista que a presidente da FIP concedeu à Revista do Farmacêutico.
Por Renata Gonçalez

carmen3A presidente da FIP com o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, durante o XVIII Congresso Farmacêutico de São PauloRevista do Farmacêutico - À frente da presidência da FIP desde 2014, e tendo colaborado para a referida entidade nos últimos 20 anos, que balanço a Sra. faz da profissão farmacêutica em todo o mundo ao longo deste período?
Dra. Carmen Peña – O século XXI está sugerindo um avanço para o farmacêutico, se comparado ao século XX. Nele, tomamos consciência da importância do trabalho de cada farmacêutico de maneira individual e também da necessidade de trabalhar em equipe, com a força do coletivo. Daí a importância do trabalho de organizações internacionais como a FIP e das mais diversas organizações nacionais e locais. Nesse sentido, é de grande importância atuar em favor da promoção e defesa das necessidades do farmacêutico como profissional da saúde, assim como difundir uma cultura profunda de desenvolvimento profissional continuado por meio da educação.

RF - Que panorama a Sra. traça sobre a automedicação no mundo? Quais regiões são mais vulneráveis ao uso abusivo e irresponsável de medicamentos?
CP – Tanto a FIP como nossas organizações-membro defendem que onde houver um medicamento, tem de ter um farmacêutico. E, onde houver debate sobre medicamentos e Farmácia, é necessário que a FIP esteja presente em nível global e as organizações-membro, em nível regional. Em qualquer caso, o farmacêutico deve atuar com as ferramentas que estiverem ao seu alcance pelo uso responsável de medicamentos.

RF - Com mais três anos de mandato para cumprir, quais desafios a Sra. tem pela frente, e qual legado pretende deixar para seu sucessor?
CP – No documento Vision 2020 (publicação da FIP com o planejamento estratégico da entidade) que o professor Midha (dr. Kamal Midha, ex-presidente da FIP) nos entregou em 2008, foi traçada nossa missão. Agora estamos colocando em prática o plano para desenvolver essa missão e também as estratégias com projetos tangíveis, passo a passo, para que nossos sucessores sejam testemunhas desse trabalho e sigam avançando e impulsionando esses e novos projetos em favor da Federação e dos mais de 3 milhões de farmacêuticos que a integram. Trata-se de um processo vital e contínuo de melhoria e desenvolvimento da profissão em benefício do paciente.

carmen2Dra. Carmen Peña no encerramento do maior congresso farmacêutico da América LatinaRF - Conte-nos mais sobre sua trajetória profissional e o que a motivou a se dedicar a entidades que representam os farmacêuticos (no caso, o Consejo General de Colegios Oficiales de Farmacéuticos e a FIP)?
CP – Meu passado profissional está fortemente ligado à organização profissional espanhola, para a qual ainda sigo trabalhando. Aos 27 anos, entrei para a Organización Farmacéutica Profesional de España como titular de Dermofarmácia do Conselho Geral. Por 12 anos, fui secretária-geral do Conselho, e, de 2009 a junho deste ano, presidente do Conselho Geral de Colegios Oficiales de Farmacéuticos de España.
Como a saúde pública e as necessidades do paciente no que se refere a medicamentos não têm fronteiras, creio fortemente que temos de trabalhar em rede e sempre considerei imprescindível que a farmácia espanhola estivesse integrada ao âmbito internacional. Por este motivo, sirvo a FIP há mais de 20 anos, fazendo parte do Public Policy Group, como membro de seu conselho, e, de 2008 até o ano passado, na vice-presidência do Bureau. Em 2014, por votação do Conselho, no congresso anual em Bangkok, tive a honra de ser eleita para presidir a FIP.

RF - Em sua opinião, quais elementos não podem faltar para um curso de graduação em Farmácia de qualidade?
CP – Na FIP, somos conscientes da transcendência da educação por e para o farmacêutico em seu processo curricular, tanto de graduação, como de pós-graduação e de formação continuada. Já há alguns anos, a FIP está elaborando um programa de educação do farmacêutico impulsionado de forma exponencial pelo atual chairman (cargo atribuído a um alto dirigente do conselho de diretores) da FIP, o professor Bill Charman. Para tanto, em 2016, se celebrará a Global Conference on Pharmacy and Pharmaceutical Sciences Education, da qual estamos certos de que sairão importantes documentos para o futuro da educação farmacêutica em todo o mundo.