De acordo com a análise de longo prazo de consumidores do antiinflamatório Vioxx, outros medicamentos da mesma classe, os inibidores de Cox-2, podem provocar danos semelhantes.
Em 2004, os dados preliminares desse estudo levaram o laboratório Merck a suspender as vendas do seu popular medicamento, usado especialmente no combate à artrite.
No ano passado, a Merck reservou 4,85 bilhões de dólares para pagar milhares de acordos judiciais com vítimas de infartos, derrames e mortes supostamente causados pelo Vioxx. O estudo original, pago pelo próprio laboratório, deveria determinar se o remédio serviria na prevenção a pólipos que elevam o risco de câncer de intestino.
A Merck disse que as conclusões em geral são consistentes com o estudo original, mas lembrou que nem todos os pacientes puderam ser acompanhados após a suspensão da droga e que a análise não conseguiu levar em conta outros riscos cardíacos.
Em nota, a empresa disse que a pesquisa "usando dados limitados de uma pesquisa prematuramente interrompida precisa ser interpretada muito cautelosamente e no contexto do resto dos dados do extenso programa de desenvolvimento clínico do Vioxx".