Dr. Antônio TávoraO tema central do IX Encontro Paulista de Farmacêuticos na capital despertou interesse do público. Durante a palestra, o professor Antonio Távora, membro da Comissão Assessora de Educação do CRF-SP, destacou os cuidados que o farmacêutico deve ter antes de fazer a dispensação como: avaliação da prescrição, legibilidade do receituário, aplicabilidade e características do medicamento. “É função do farmacêutico sensibilizar o paciente para o uso adequado do medicamento e, principalmente, orientá-lo sobre todos os possíveis efeitos relacionados”.

A responsabilidade do farmacêutico na dispensação de medicamentos para estudo na áreaDra. Carla Valentin de Pesquisa Clínica não muda, é a mesma.  Essa foi a abordagem da dra. Carla Valentin Antônio, responsável pelo Centro Paulista de Investigação Clínica (CPIC), também palestrante da segunda-feira. “A equipe farmacêutica deve criar ferramentas e mecanismos de utilização dos medicamentos, sempre tendo o controle rígido de adesão ao tratamento, sigilo das informações do paciente conscientização dos riscos e documentação do quadro clínico”.

Dr. Carlos RobsonMembro da Comissão Assessora de Farmácia, dr. Carlos Robson S. Gomes, apresentou a palestra “Panorama do Varejo Farmacêutico no Brasil”. De acordo com ele, o Brasil ocupa o 9º lugar no mercado global farmacêutico, entre aqueles que mais vendem medicamentos. “Somente o farmacêutico pode atuar de maneira a oferecer um serviço de qualidade. E com a sua presença nas farmácias e drogarias, é natural que exista uma mudança no comportamento da população, em relação à automedicação”.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.