Novo encontro aproxima vereadores e CRF-SP visando fortalecer saúde pública

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPSão Paulo, 09 de agosto de 2018.

Na tarde desta quinta-feira (09/08), pela segunda vez neste ano, o CRF-SP promoveu encontro com vereadores e um vice-prefeito, todos farmacêuticos, de diversos municípios do Estado de São Paulo com a diretoria do Conselho. A aproximação tem como objetivo debater as demandas políticas regionais, compartilhar experiências e fortalecer os interesses das farmácias e da saúde pública nos municípios.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, apresentou as ações realizadas pela entidade e reiterou a necessidade do fortalecimento e apoio parlamentar ao trabalho do farmacêutico junto à comunidade e na atuação política voltada para aprovação de projetos de lei que beneficiem a profissão, bem como para impedir a aprovação de proposituras que são contrárias à saúde pública.

“Nós podemos oferecer apoio, por exemplo, na elaboração de projetos que proíbam a venda indiscriminada de medicamentos em supermercados, além de moções de repúdio contra a graduação à distância (EAD) para cursos da área da saúde. São atividades que devemos combater, pois são interesses claramente comerciais e que não levam em consideração à saúde da população”, afirmou o presidente do CRF-SP.

“São situações que são contrárias ao uso racional de medicamentos e a qualidade no atendimento de saúde no país. Além disso, demonstram o momento delicado em que se encontra a área da Farmácia. Por isso elaboramos este encontro, porque acreditamos que podemos unir forças e reverter esse processo”, reforçou a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, também presente na reunião.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, durante apresentação para os vereadoresDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, durante apresentação para os vereadoresArnaldo Ferreira de Moraes, o Arnaldo da Farmácia, vereador de Jundiaí, considerou a iniciativa muito positiva. “Atuo há 43 anos na profissão e acho importante esta união em benefício da classe. Apoiar ações como o Farmacêutico na Praça e projetos de lei como a regulamentação de vacinas em farmácias, entre outros, são importantes para a saúde pública e reforçam a nossa atuação parlamentar”, comentou.

O vereador de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu, o Marquinhos de Abreu, disse que o encontro é muito importante para a classe farmacêutica, para o CRF-SP e para a saúde pública brasileira. “Hoje estamos vendo que o CRF-SP é parceiro e quebrando o paradigma de ser uma entidade apenas de fiscalização. Vamos trabalhar em conjunto e isso vai reforçar os interesses da profissão e da saúde pública”, afirmou.

Alessandro Luís Teixeira, vereador de Ribeirão Branco, também ficou animado com o resultado dos debates. “É uma iniciativa única. Atuo há 15 anos como farmacêutico e estou no segundo mandato como vereador. Não tinha visto o Conselho se preocupar em estabelecer uma parceria com a frente parlamentar. Fico feliz porque diversos projetos podem ser levados às cidades e a saúde pública só tem a ganhar”, completou.

Participaram ainda do encontro José Carlos Passos, vereador de Cosmópolis, Márcio Paschoal Giudicio, vice-prefeito de Diadema, e José Aparecido Alves, o Cido da Farmácia, vereador de Taboão da Serra.

Vereadores e vice-prefeito farmacêuticos em reunião com diretores do CRF-SPVereadores e vice-prefeito farmacêuticos em reunião com diretores do CRF-SP

Carlos Nascimento e Mônica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP