Conheça os farmacêuticos que atuam como vereadores, vice-prefeitos e prefeitos no Estado de São Paulo

Dr. Fábio ManfrinatoDr. Fábio ManfrinatoSão Paulo, 19 de julho de 2018

O CRF-SP tem buscado parcerias com entidades, organizações e políticos para ampliar as conquistas para a população no que rege seus direitos ligados à assistência farmacêutica e resguardar os direitos dos farmacêuticos.

A ideia é que, independentemente de partidos políticos, os farmacêuticos conheçam os seus pares que atuam como representantes da população e possam ter mais caminhos para buscar os seus anseios.

O diálogo entre a entidade e os parlamentares tem rendido bons frutos, como a proposta e aprovações de leis, programas de conscientização e o reconhecendo da importância do trabalho do farmacêutico como profissional de saúde.

Atualmente, o Estado tem cerca de 45 políticos farmacêuticos (número não oficial - apurado pela Fiscalização do CRF-SP) entre vereadores, vice-prefeitos e prefeito. Para conhecê-los melhor, serão divulgadas reportagens semanais no portal do CRF-SP e nas redes sociais, com um pouco da história de cada um deles e seus projetos na profissão e na política.

Dr. Fábio Manfrinato – vereador de Bauru (SP)

Um dos políticos mais atuantes em parceria com o CRF-SP é o Dr. Fábio Manfrinato. Vereador em Bauru (SP), o farmacêutico bioquímico atuou principalmente em distribuidora de medicamentos. Ele também foi delegado da seccional de Bauru do CRF-SP por oito anos. Esportista, Dr. Fábio ganhou cinco vezes o mundial de Luta de Braço. Seu trabalho mais significativo na Câmara de Vereadores da cidade está ligado à inclusão das pessoas com deficiência e idosos, a valorização do esporte e da categoria farmacêutica.

Entrou para a vida pública em 2012, quando foi o vereador mais votado da história política de Bauru, obtendo quase oito mil votos. Em 2014, candidatou-se a deputado estadual e obteve votação superior a 30 mil votos. Nas eleições de 2016 superou seu próprio recorde e novamente foi o vereador mais votado da cidade, alcançando a marca dos 10.254 votos.

Na área da Farmácia, buscou a assistência integral no setor público, além de ser autor dos Projetos de Leis que dispõem sobre a instituição da Semana do Uso Racional de Medicamentos e da Semana Sobre a Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, além da cobrança para inclusão do farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), que faz parte do programa federal Melhor em Casa.

“Acredito que meu trabalho no Legislativo já contribuiu bastante para a categoria farmacêutica, mas essas ações podem ser expandidas e maximizadas. Por exemplo, no âmbito municipal, intermediei o acordo entre o Conselho e o município de Bauru para a contratação de farmacêuticos para todas as unidades de saúde, onde há a dispensação de medicamentos”, apontou.

Atualmente, busca ações que demonstrem a importância da Lei 13.021/14, que garante a farmácia como estabelecimento de saúde, e projetos que barrem os cursos superiores na área da saúde na modalidade EaD.

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP