CRF-SP estimula a vacinação de farmacêuticos e da sociedade contra o sarampo

 

São Paulo, 13 de julho de 2018

O CRF-SP lança um alerta aos farmacêuticos e à população a fim de estimular a vacinação contra o sarampo, tendo em vista que a doença, que chegou a ser erradicada no país, voltou a ter surtos em vários países da Europa, incluindo a Rússia, onde passaram 65 mil torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo. Casos importados da Ásia Ocidental e da Europa já foram registrados em 2018 no Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, que devem permanecem em alerta até 90 dias após a data de início do caso confirmado.

A maior incidência no Brasil está nos Estados de Roraima e Amazonas, que já registram 500 casos e estão com outros 1,5 mil suspeitos em investigação.

A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR) é a única forma de prevenir a ocorrência destas doenças na população. Todas as pessoas entre 1 e 29 anos devem receber duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Em 2014 foi incorporada no calendário de vacinação da criança a vacina tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A idade preconizada para a administração da vacina é aos 15 meses de idade, desde que a criança já tenha recebido uma dose da vacina SCR, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. A idade máxima para a aplicação do imunobiológico é de 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Os profissionais do setor de saúde devem ter registradas duas doses válidas da vacina SCR com intervalo mínimo de 30 dias. Farmacêuticos que nunca se vacinaram contra a doença devem procurar os postos de saúde para se vacinar.

A campanha nacional ocorrerá com mais enfoque entre os dias 6 e 31 de agosto e terá ênfase na vacina contra o sarampo e poliomielite.

Caso em São Paulo

O Estado de São Paulo, em 2018, registrou um caso confirmado de sarampo na semana 15 (8 a 14 de abril). Trata-se de adulto, feminino, 25 anos, natural de Dracena, profissional de saúde, vacinada, exantema em 11/4/2018, histórico de deslocamento para o Líbano, e notificada em Ribeirão Preto. O caso evoluiu para cura, com resultado de sorologia IgM e IgG reagentes para sarampo, sendo identificado o genótipo D8, semelhante à linhagem circulante naquele país. O monitoramento e busca de casos secundários referentes ao caso permanecem até 11 de julho de 2018.
Em junho de 2018, encontra-se em curso no Estado a investigação epidemiológica de novo caso suspeito de sarampo. Refere-se ao caso em adulto, feminino, 21 anos, universitária, estagiária, vacinada e residente no Rio de Janeiro. O caso foi notificado pela VE do Município de São Paulo, onde a paciente esteve internada (hospital particular), no período de 18 a 20 de junho. O início dos sintomas foi 12/6/2018 e do exantema 17/6/2018. Exames laboratoriais resultaram em sorologia IgM e IgG REAGENTES para SARAMPO e PCR com o vírus DETECTÀVEL no swab e na urina. O caso aguarda genotipagem pela Fiocruz.
A investigação do evento identificou vários deslocamentos da paciente no Estado de São Paulo, incluídos o Aeroporto de Guarulhos, o Município de São Paulo (residência de sua família), Santos, Praia Grande, e a sua participação em evento social, religioso e visita a familiar internado.

Confira aqui o Informe Técnico Sarampo e Rubéola da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (Fonte: Secretária de Saúde do Estado de São Paulo e Secretária Municipal de Saúde de São Paulo )

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.