Trabalho científico de farmacêutica de SP é premiado na Europa

Dra. Nilzangela Cavalcante Nascimento premiada na EuropaDra. Nilzangela Cavalcante Nascimento premiada na EuropaSão Paulo 17 de maio de 2018.

A Dra. Nilzangela Cavalcante Nascimento, farmacêutica clínica do Hospital Dia da Rede Hora Certa Vila Guilherme foi premiada com o terceiro lugar durante a Escola de Inverno de Farmácia - EIF2018, no mês de março, evento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Integral Aplicado (ideHia), nas cidades de Porto/Portugal e Santiago de Compostela/Espanha.

Com o tema central “Farmácia Clínica Centrada na Segurança do Paciente”, o evento é referência na área e contou com mais de 100 inscritos portugueses, espanhóis e brasileiros, com o formato de intercâmbio de curta duração e proporciona fóruns privilegiados para a troca de informações, apresentações de trabalhos técnico-científicos e o “networking”. Os trabalhos foram apresentados nas áreas de ensino, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, políticas públicas de saúde, empreendedorismo e inovação, nas modalidades: oral, pôster e “short communication”.

O trabalho da Dra. Nilzangela relatou a experiência da implantação do cuidado farmacêutico ao paciente pós-cirúrgico ao estabelecer um plano de cuidados que atenta para as condições individuais e farmacológicas, bem como o fornecimento dos medicamentos em dose fracionada no pós-alta, sem necessidade de deslocamento ao setor de farmácia.

Dos 133 pacientes acompanhados em um período de 90 dias, 95% receberam orientação farmacêutica no atendimento pós-operatório, 22,4% tiveram intervenções de ajuste de dose e 42% de conciliações medicamentosas. “Neste estudo foi possível concluir que a intervenção farmacêutica aumentou significativamente a identificação e resolução de problemas relacionados a medicamentos no pós-operatório, melhora na adesão e aumento da segurança do tratamento medicamentoso com doses e esquemas terapêuticos adequados a necessidade individual de cada paciente”, relatou a farmacêutica.

Com a premiação, A Dra. Nilzangela foi agraciada com um curso de coaching na área farmacêutica com certificação internacional pelo instituto Idehia na cidade de Porto, em Portugal.

Outros trabalhos brasileiros premiados foram: em segundo lugar “O Impacto da Farmácia Clínica no Ambiente Hospitalar gestão, economia e segurança do paciente”, apresentado pela Dra. Geane Araujo, da Paraíba; e em primeiro “O impacto da prescrição na compreensão da farmacoterapia por pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde”, apresentado por Kauê Cézar Sá Justo, de Mato Grosso do Sul.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.