Dr. Marcos Machado (CRF-SP) e Dr. Natanael Aguiar Costa (Sincofarma)Dr. Marcos Machado (CRF-SP) e Dr. Natanael Aguiar Costa (Sincofarma)

São Paulo, 15 de maio de 2018.

O CRF-SP e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sincofarma/SP) realizaram conjuntamente o 1º debate reunindo representantes das duas entidades farmacêuticas, na terça-feira (15/05), na sede do Sincofarma. O evento foi uma oportunidade de aproximação e de discussão de temas de interesse da classe farmacêutica sob o ponto de vista, de um lado, das demandas empresariais e, do outro, da fiscalização do exercício profissional. O encontro foi direcionado a proprietários, gestores de farmácias e farmacêuticos que atuam no varejo.

Em sua apresentação o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, destacou que, apesar da finalidade de cada instituição, há a necessidade de diálogo para que sejam construídos avanços para as atividades do comércio farmacêutico aliadas com obrigações regulatórias e éticas. “Queremos que as empresas sejam fortes e prosperem. O que é possível fazer como Conselho, vamos ajudar, porque é o setor em que se encontra a maior parte dos profissionais. Para isso também queremos o reconhecimento dos farmacêuticos como profissionais de saúde, com uma atuação clínica junto ao paciente, prestando importantes serviços à população e encontrando um meio para também gerar recursos para a empresa”, afirmou.

Machado entende os desafios do setor porque também é empresário e apresentou propostas de flexibilização das atividades do Conselho como forma de contribuir para o avanço do segmento, como prorrogação do prazo para pagamento de taxas, formas mais ágeis de restituir valores e negociação de escalonamento de multas. “Só quem teve coragem de empreender e montar sua empresa sabe dos desafios e como é difícil chegar a algum lugar. Eu mesmo tive o sonho de montar minha empresa e montei. Sei muito bem o que é começar do zero, pagar encargos, contratar funcionários e encontrar espaço e um caminho com vontade e recursos próprios”, revelou.

O presidente do Sincofarma, Dr. Natanael Aguiar Costa, também apoiou a aproximação das entidades com a finalidade de debater os problemas do setor. “O mundo tem que melhorar e isso tem que partir de nós. Vivemos um momento de muita falta de amor ao trabalho e ao que se faz. Se estamos vivendo um caos no mundo de hoje, é por falta de diálogo, então considero que a iniciativa é muito positiva. Queremos trabalhar juntos”, destacou.

O vice-presidente do CRF-SP, Dr. Antônio Geraldo, participou dos debates para esclarecer dúvidas em relação à fiscalização do Conselho. Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, e Dra. Luciana Canetto, secretária geral, também estiveram presentes, contribuindo com as discussões.

Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Natanael Aguiar Costa, Dr. Marcos Machado e Dra. Danyelle MariniDr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Natanael Aguiar Costa, Dr. Marcos Machado e Dra. Danyelle Marini

Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP