Representantes da Raia Drogasil, Dra. Patrícia Costa, Dr. Vanderlei de Morais e Dr. Francisco Celso Rodrigues, presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e gerente geral técnica do CRF-SP, Dra. Reggiani SchinattoRepresentantes da Raia Drogasil, Dra. Patrícia Costa, Dr. Vanderlei de Morais e Dr. Francisco Celso Rodrigues, presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e gerente geral técnica do CRF-SP, Dra. Reggiani SchinattoSão Paulo, 4 de abril de 2018

A empresa RaiaDrogasil encaminhou, em 28 de março, ao presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, um ofício com explicações sobre questões relacionadas às atividades dos farmacêuticos que atuam na rede, entre elas a revista de funcionários e o sistema de atendimento ao cliente denominado “fluxo perfeito”. O documento foi em resposta às solicitações efetuadas pelo presidente em reunião realizada no dia 16 de março com representantes da empresa.

No documento, a empresa destacou que o “farmacêutico não está diretamente ligado à iniciativa de “posicionamento perfeito”, denominação atual do sistema de atendimento ao cliente conhecido como “fluxo perfeito” (nome utilizado no piloto), não se caracterizando, portanto, o desvio de função do profissional. Segundo a empresa, apenas os demais funcionários da farmácia devem participar ativamente desse processo.

A RaiaDrogasil também informou que a revista dos funcionários, entre eles os farmacêuticos, somente ocorrerá de modo visual e por pessoa do mesmo gênero.

Os esclarecimentos atenderam ao que foi solicitado na reunião. O presidente do CRF-SP considera que a empresa assumiu uma posição cordial nas negociações e se mostrou aberta ao diálogo, que resultou no atendimento das proposições dos farmacêuticos. “Nosso diálogo com a empresa foi muito franco e aberto. Atuamos neste caso, com a participação direta do nosso Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais, coordenado pela Dra. Maria Fernanda Carvalho, conselheira do CRF-SP. A RaiaDrogasil se mostrou assertiva em entender e atender nossas proposituras, uma vez que havia coerência nos pedidos. O bom senso prevaleceu. Isso nos estimula a seguir buscando o entendimento com a RaiaDrogasil, quando necessário, e com outras empresas e instituições por meio do diálogo”, destacou o Dr. Marcos Machado.

Veja a íntegra do documento encaminhado ao CRF-SP pela RaiaDrogasil aqui.

Davi Machado

Departamento de Comunicação CRF-SP