Seminário discute impacto das inovações tecnológicas na saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o Seminário Novas Tecnologias em SaúdeO ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o Seminário Novas Tecnologias em SaúdeSão Paulo, 16 de março de 2018.

Entidades da área de saúde, representantes de empresas que desenvolvem inovações do mercado digital e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, estiveram reunidos na sexta-feira (16), em São Paulo, durante o “Seminário Novas Tecnologias em Saúde”, evento que debateu as perspectivas da saúde brasileira no uso de inovações tecnológicas.

Durante sua participação, Ricardo Barros apresentou o trabalho desenvolvido pela atual gestão do Ministério da Saúde, especialmente os resultados positivos obtidos com o investimento em novidades no sistema de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de informatização da saúde pública contará com investimento inicial da pasta de R$ 1,5 bilhão por ano e chegará a R$ 3,4 bilhões por ano em 2019.

Segundo Barros, esse investimento resultará na melhoria da gestão e sua expectativa é de atingir uma economia de R$ 50 bilhões, dos R$ 250 bilhões de recursos atuais que são aplicados em saúde. “É possível fazer mais com os mesmos recursos. O dinheiro da saúde ainda é mal gasto. Transparência e eficiência permitem uma gestão objetiva e com qualidade”, garantiu o ministro.

De acordo com Marcelo Ferraz, sócio da NextCorp, empresa que promoveu o encontro, a realização do seminário surgiu da necessidade de discutir novas ferramentas que podem fazer a diferença na gestão da saúde, além de apresentar as tendências de projetos que podem beneficiar a vida das pessoas.

Ferraz entende que é importante pensar em novos modelos de integração de dados como as informações do prontuário eletrônico dos pacientes, prescrição eletrônica, atestados eletrônicos e prescrição eletrônica de exames em uma plataforma que faça o intercâmbio entre os sistemas de saúde público e o privado. Esse sistema pode permitir o acesso das informações pelos profissionais de saúde nas clinicas, laboratórios, hospitais, prescritores e farmacêutico no processo de dispensação, reduzindo custos, melhorando a eficiência dos processos e garantindo um melhor tratamento ao paciente. “Esse processo já começou a acontecer. Acho que em 2018 é um marco para essa conquista”, comemorou.

Outros convidados fizeram apresentações sobre o impacto das novas tecnologias em saúde: Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI; Cristiane Moreira, CMO da GE Healthcare Latam; Marcio Nunes, CEO da Valid Certificadora; Cristina Villela, sócia da IGC Partners; Roberto Prado, Cloud na Enterprise Director Microsoft do Brasil; Rubens Belfort Jr, titular da Academia Nacional de Medicina; Alessandro Bossan, CMO da NextCorp, fez a apresentação do projeto “Eu Prescrevo com Amor”, iniciativa que visa angariar recursos para o tratamento do câncer no Hospital do Câncer de Catanduva; já o Deputado Federal, Hiran Gonçalves, falou sobre o trabalho da Comissão de Seguridade Social e Família, da qual preside.

Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP