CRF-SP e Sinfar unem esforços e ações em benefício da categoria

CRF-SP e Sinfar unem esforços e ações em benefício da categoriaCRF-SP e Sinfar unem esforços e ações em benefício da categoriaSão Paulo, 09 de fevereiro de 2018.

Por meio de uma aproximação entre CRF-SP e o Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar-SP), na segunda-feira (05/02) as diretorias das entidades estiveram reunidas na sede do Conselho com o objetivo de planejar ações conjuntas em benefício da categoria. Neste primeiro encontro, já estão sendo encaminhadas algumas medidas que representam vantagens e conquistas para os farmacêuticos do Estado de São Paulo e muitas outras serão planejadas nas próximas reuniões.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, o trabalho conjunto com o sindicato é uma das metas de sua gestão. “Nosso objetivo é reaproximar as entidades e encontrar pautas comuns e viáveis que possam ser trabalhadas de maneira coletiva. Acredito que vamos conseguir unir forças e o resultado será bastante favorável à categoria”, afirmou.

O presidente do Sinfar, Dr, Glicério Maia, compartilha com o pensamento e acrescentou que a própria categoria anseia por essa proximidade. “A gente vê o cenário com alguns retrocessos nas relações empregado e patrão, com a reforma trabalhista. Então é necessário trabalharmos de forma preventiva para evitar a descaracterização da farmácia como estabelecimento de saúde e a consequente precarização das relações de trabalho”, completou.

Participaram do encontro, além dos dirigentes, pelo CRF-SP: Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; e Dra. Raquel Rizzi, assessora de relações institucionais. Representando o Sinfar: Dr. Paulo Pais, vice-presidente; Renata Pereira, secretária; Paulo Teixeira, diretor-tesoureiro; e Deodato Alves, diretor jurídico.

Veja abaixo algumas das ações que estão sendo viabilizadas:

- O Sinfar deverá indicar um membro para compor o Comitê de Prerrogativas Profissionais do CRF-SP;

- Um representante do Sinfar deverá participar das cerimônias de juramento na sede e nas seccionais em que houver delegacia ou representante do sindicato;

- Um guichê do Sinfar no atendimento da sede do CRF-SP deverá ser destinado para atendimento às demandas trabalhistas da categoria;

- CRF-SP e Sinfar promoverão campanha sobre a importância e vantagem da sindicalização, e dos riscos da não sindicalização. As informações serão veiculadas nas redes sócias, portais e revistas do CRF-SP e Sinfar;

- Documento com esclarecimentos sobre o papel de cada entidade e como acioná-las deverá ser entregue aos farmacêuticos;

- Ações conjuntas reafirmando a posição de ambas entidades contrárias aos cursos de graduação em farmácia na modalidade a distância (EAD).

- CRF-SP irá participar de um debate promovido pelo Sinfar sobre “O impacto do Exame de Proficiência para o Trabalho Farmacêutico”, no dia 24 de fevereiro.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP