Farmacêuticos de Araraquara debatem com o CRF-SP o cenário atual e o futuro da profissão

 

Público acompanha palestra na Seccional de AraraquaraPúblico acompanha palestra na Seccional de AraraquaraAraraquara, 21 de agosto de 2015.

Nesta semana, mais uma cidade recebeu a palestra do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, que em 2015 tem como tema “Superando desafios e dificuldades – O Farmacêutico como promotor da saúde”. Com o auditório lotado, o evento desta vez ocorreu em Araraquara, na terça-feira, dia 18, quando também foi celebrado o aniversário de 34 anos da seccional.

Farmacêuticos e estudantes de Farmácia da região puderam debater e esclarecer dúvidas com a diretoria do CRF-SP sobre as conquistas políticas dos últimos dois anos que confirmaram a importância do papel do farmacêutico no sistema de saúde.

 

Dr. Evandro Yashuda (diretor regional), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), dr. Antônio Geraldo (conselheiro) e dra. Priscila Dejuste (secretária-geral)Dr. Evandro Yashuda (diretor regional), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), dr. Antônio Geraldo (conselheiro) e dra. Priscila Dejuste (secretária-geral)

 

Na abertura, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou que o momento é oportuno para se discutir e propor ações para superar os desafios frente à Lei 13.021/14, que neste mês completa um ano desde que foi sancionada. “A lei trouxe avanços que ainda precisam ser melhor compreendidos para, então, ser postos em prática pelo farmacêutico. Por esse motivo, o CRF-SP se coloca à disposição de todos para ajudar na compreensão dessa mudanças, de forma a trabalhar pela valorização profissional”.

A apresentação do tema ficou a cargo do conselheiro dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr, que mostrou o processo histórico que culminou na farmácia de hoje, desde o cenário no qual predominava a visão comercial em detrimento da saúde, como na época da publicação da Lei 5991/73, até o cenário atual, com a lei 13.021/14 e os novos anseios da profissão. “Nesse sentido, o objetivo do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos é situar onde estamos e para onde vamos”, afirmou o conselheiro.

 

Dr. Antônio Geraldo Ribeiros dos Santos Jr., conselheiro e ministrante da palestraDr. Antônio Geraldo Ribeiros dos Santos Jr., conselheiro e ministrante da palestra Dra. Jussara Boni, atuante na área de manipulaçãoDra. Jussara Boni, atuante na área de manipulação

 

Um dos assuntos mais abordados pelo farmacêuticos em Araraquara foi a prescrição farmacêutica. Dra. Jussara Boni, farmacêutica que atua em farmácia de manipulação, questionou sobre como deve ser o local para a realização desse serviço, e se o profissional pode ou não cobrar por isso.

 

Dr. Antônio Geraldo explicou que o profissional pode, na verdade, cobrar pelo atendimento farmacêutico, procedimento que pode não ou não resultar em uma prescrição farmacêutica. “É fundamental que o atendimento farmacêutico atenda aos requisitos necessários para garantir o sigilo do paciente, e que ocorra em local que esteja de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária."

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos volta na próxima semana, na terça-feira, 25, em Mogi das Cruzes.

Confira a programação completa em: http://ow.ly/RcRYp

 

V Congresso Farmacêutico da Unesp

A convite da organização da 62ª Jornada Farmacêutica da Unesp, a diretoria do CRF-SP participou do V Congresso Farmacêutico da Unesp, evento que que ocorreu ao longo desta semana no campus de Araraquara, que abriga a Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

 

Dr. Pedro Menegasso e dr. Marcos MachadoDr. Pedro Menegasso e dr. Marcos Machado

 

No domingo, 16, os participantes assistiram à palestra “Análises Clínicas: passado, presente e futuro”, ministrada pelo diretor-tesoureiro dr. Marcos Machado Ferreira, que abordou as competências e habilidades do farmacêutico atuante na área. Na terça-feira, 18, foi a vez do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, falar sobre os “Impactos da Lei 13.021/14 sobre a Assistência Farmacêutica”. Em ambas as palestras, os diretores esclareceram diversas dúvidas dos estudantes sobre as diversas áreas de atuação e o cenário atual da Farmácia.

 

Dr. Pedro Menegasso entre os participantes da palestra sobre os Impactos da Lei 13.021/14Dr. Pedro Menegasso entre os participantes da palestra sobre os Impactos da Lei 13.021/14

 

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.