Congresso mostrou como farmacêutico pode auxiliar no tratamento

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP e dra. Eliete Bachrany, vice-coordenadora da seccional zona leste Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP e dra. Eliete Bachrany, vice-coordenadora da seccional zona leste

São Paulo, 27 de julho de 2015

No último domingo, 26/07, o CRF-SP esteve presente no 20º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, organizado pela Anad, Associação Nacional de Assistência ao Diabético, na Unip Vergueiro, na capital. Em pauta, o papel do farmacêutico no auxílio ao paciente com diabetes e, para isso, a dra. Eliete Bachrany Pinheiro, vice-coordenadora da seccional zona leste, mostrou a sua experiência em atenção farmacêutica à frente da drogaria em que trabalha.

Trabalhando com dieta enteral e suplementos alimentares, dra. Eliete percebeu uma oportunidade de exercer o papel de farmacêutica e orientar cada paciente sobre possíveis interações medicamentosas e alimentares, alertar sobre a necessidade de correlatos para o tratamento e muito mais. “Vender não é só o que interessa para mim, a orientação é fundamental, nossa função é abraçar o paciente que sai do hospital, o diferencial é o acolhimento”.

Ela destacou ainda a importância de registrar cada procedimento com o paciente para que o médico possa ter um monitoramento enquanto esteve fora do hospital. Todo paciente independentemente da idade e da condição glicêmica é convidado pela farmacêutica para participar de uma entrevista em que são abordados assuntos como tratamentos não medicamentosos como a necessidade da prática de atividade física e alimentação adequada. “O farmacêutico é um educador. Dependendo do estado clínico de cada pessoa não basta apenas esporte, alimentação e tomar o medicamento da forma correta, nesse momento é que começamos a trabalhar com suplementações que complementam o tratamento”.

Dra. Eliete Bachrany falou sobre a experiência em atenção farmacêutica voltada ao diabetesDra. Eliete Bachrany falou sobre a experiência em atenção farmacêutica voltada ao diabetes Dr. Marcos Machado falou sobre a solicitação de exames laboratoriais pelo farmacêutico Dr. Marcos Machado falou sobre a solicitação de exames laboratoriais pelo farmacêutico

Solicitação de exames laboratoriais para o acompanhamento farmacoterapêutico

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado Ferreira, falou sobre a responsabilidade do farmacêutico ao interpretar os exames e a necessidade de estar bem preparado. Enfatizou também o quanto as resoluções do Conselho Federal de Farmácia publicadas no ano passado, contribuíram para a atuação clínica. “Antes tínhamos algumas limitações, agora temos a responsabilidade de trabalhar com o paciente no acompanhamento farmacoterapeutico”, referindo-se a um dos artigos que prevê “Para pacientes que fazem tratamento de doenças crônicas, o farmacêutico pode solicitar exames para acompanhar o efeito do medicamento”.

Dr. Paulo Caleb, coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP foi o mediador do debate entre os palestrantes e o públicoDr. Paulo Caleb, coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, foi o mediador do debate entre os palestrantes e o público

Dr. Marcos alertou para os testes de glicemia realizados em farmácias. “Eles não são para diagnóstico da doença, servem para acompanhamento e para verificar se o paciente está utilizando o medicamento de forma correta”.
Confira o fascículo IV da série Farmácia Estabelecimento de Saúde voltado especialmente para o manejo de pacientes com diabetes. Clique para acessar

Thais Noronha