Mais de 100 farmacêuticos debateram sobre a importância do gerenciamento de resíduos

 

Mais de 100 farmacêuticos participaram do II Seminário de Resíduos e Gestão ambiental Mais de 100 farmacêuticos participaram do II Seminário de Resíduos e Gestão ambiental São Paulo, 17 de junho de 2015.

No último sábado, 13 de junho, na capital, mais de 100 farmacêuticos participaram do II Seminário de Resíduos e Gestão Ambiental, realizado pelo CRF-SP, por meio da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental. Em pauta estava a necessidade do correto gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde.

As palestras reuniram especialistas que apresentaram, desde aspectos regulatórios até os perigos da contaminação da água e solo e diferentes tecnologias para tratamentos dos resíduos. O coordenador da Comissão de Resíduos e Gestão ambiental do CRF-SP, dr. Raphael Figueiredo, destacou a RDC 306/04, a Res. Conama 358/05, a lei 12.305/10, e suas implicações na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos, com tratamento adequado e comprovação de destinação correta. “O gerador de resíduo é responsável do momento da geração até a destinação final. A empresa que faz a coleta e destinação assume a responsabilidade solidária”.

Dr. Raphael também fez questão de ressaltar que as farmácias brasileiras ainda não estão totalmente preparadas para receber o medicamento vencido ou avariado. “Assumir seu papel no recolhimento de resíduos não é um gasto, é questão de responsabilidade social e ética profissional”.

Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP, deu as boas-vindas aos farmacêuticos e destacou a importância de debater sobre resíduosDra. Priscila Dejuste, secretária-geral deu as boas-vindas aos farmacêuticos e destacou a importância de debater sobre resíduos

O trâmite para concessão de licenciamento ambiental foi o tema da palestra do engenheiro Alfredo Carlos Rocca, gerente do departamento de avaliação ambiental de projetos e processos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Segundo ele, áreas que produzem pneus, lubrificantes, vidros, latas estão estruturadas em relação à reciclagem, ao contrário de setores como o de pilhas e baterias, eletrônicos e medicamentos. “Medicamentos está em um setor delicado, mas que é prioridade da secretaria de Meio-ambiente”.

A segunda parte do seminário contou com a palestra do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente de Mogi Guaçu, dr. Marcio Ferreira, que falou sobre a contaminação da água e do solo ocasionada pelo descarte inadequado de resíduos. “Mogi Guaçu gera 12 toneladas lixo/mês e são gastos 65 mil reais. O gerenciamento ambiental começa dentro da nossa casa, não é apenas uma responsabilidade do município. É uma responsabilidade individual e coletiva”. O biólogo ressaltou ainda que algumas pessoas camuflam o descarte irregular praticado para não pagar taxas e que os motivos principais para isso ainda são a falta de educação ambiental e descompromisso com a vida. “Não dá para acreditar, é uma questão moral e ética. É preciso proteger a qualidade dos solos para preservar a qualidade das águas subterrâneas superficiais”.

 O engenheiro Alfredo Carlos Rocca, gerente do departamento de avaliação ambiental de projetos e processos da Cetesb e dr. Raphael Figueiredo, coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão ambiental do CRF-SPO engenheiro Alfredo Carlos Rocca, gerente do departamento de avaliação ambiental de projetos e processos da Cetesb e dr. Raphael Figueiredo, coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão ambiental do CRF-SP

Durante a última apresentação, a engenheira química Raquel Rocha, da empresa Eco-logis serviços ambientais, falou sobre as tecnologias de tratamento de resíduos. Um dos destaques foi a necessidade de distinção entre os resíduos recebidos pela empresa. “É preciso saber exatamente o que está sendo colocado dentro do forno; para isso é necessário realizar uma caracterização por análise físico-química com parâmetros”. Entre os tipos de tecnologia estão aterros classes I e II, incineração, digestor, processamento, desativação eletrotérmica e plasma térmico. O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente de Mogi Guaçu, dr. Marcio Ferreira e a engenheira química Raquel Rocha, da empresa Eco-logis serviços ambientais

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente de Mogi Guaçu, dr. Marcio Ferreira e a engenheira química Raquel Rocha, da empresa Eco-logis serviços ambientais

Uma mesa-redonda, mediada pelo gerente da Secretaria dos Colaboradores do CRF-SP, dr. Marcelo Cunha, reuniu os palestrantes e esclareceu questionamentos dos participantes.

Os palestrantes reuniram-se em uma mesa mediada pelo dr. Marcelo Cunha, gerente da Secretaria dos Colaboradores do CRF-SPOs palestrantes reuniram-se em uma mesa mediada pelo dr. Marcelo Cunha, gerente da Secretaria dos Colaboradores do CRF-SP

Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental

Essa Comissão tem como objetivos discutir e propor ações voltadas à atuação do farmacêutico nesta área; capacitar profissionais para compreensão, implantação de gestão ambiental e de planos de gerenciamento de resíduos, observando-se a legislação vigente; analisar novas normas regulatórias, emitir parecer e propor soluções; participar da elaboração de normas acerca do setor; despertar o farmacêutico e a sociedade sobre a importância dos resíduos, minimização dos problemas, destinação e gerenciamento; quebrar paradigmas, tendo em vista que a consciência de cada um é o que determina a gestão de resíduos e sua valorização, bem como o desenvolvimento de normas e critérios para o alcance de objetivos e metas relacionadas ao meio ambiente.

Para participar, entre em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.