CRF-SP participa de evento sobre plantas medicinais e fitoterapia em São Paulo

 

Mesa de abertura do I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia da cidade de São PauloSão Paulo, 18 de maio de 2015

O CRF-SP participou no último sábado (16/05) do I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia da cidade de São Paulo. O evento teve como objetivo apresentar a contribuição das plantas medicinais e de fitoterapia às Políticas Públicas e a implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além de promover a integração e a troca de experiências entre profissionais, estudantes e representantes de entidades ligados à área.

Presente na mesa de abertura, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou a necessidade do comprometimento de todos para o sucesso das políticas de práticas integrativas e complementares.

"O CRF-SP se coloca à disposição para cooperar com esse importante trabalho e, desde 2010, tem desenvolvido um amplo trabalho voltado ao setor, como promoção de cursos e eventos, ações para comunidade e constantes discussões por meio de suas comissões assessoras, entre outras", afirmou. Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

Também participaram do evento o professor da Unifesp, Elisaldo Luiz de Araujo Carlini; o secretário municipal da Saúde de São Paulo, José de Filippi Junior; a secretária adjunta da Saúde de Guarulhos, Teresa Pinho de Almeida Tashiro; o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Wanderley Meira; a representante e conselheira do CFF por São Paulo, dra. Margareth Akemi Kishi, entre outros representantes de entidades ligados à Fitoterapia.

Público durante o I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia da cidade de São PauloO simpósio contou com as palestras do Professor Carlini sobre o histórico da fitoterapia à terapêutica moderna, com o exemplo da Cannabis sativa e do dr. Luis Carlos Marques sobre as necessidades e perspectivas da fitoterapia para terapêutica no SUS. Também foram apresentadas as políticas e programas nacional e municipais (com exemplos de São Paulo, Guarulhos, Jundiaí e Registro) de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Para finalizar, foram expostos painéis com relatos de trabalhos de destaque nas práticas integrativas e complementares e debatidos os desafios e avanços de suas implementações no País.

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.