Presidente do CRF-SP alerta, ao vivo, sobre os riscos da automedicação na dengue

 

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante participação no Programa Bem Estar, da Rede GloboDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante participação no Programa Bem Estar, da Rede Globo

 

São Paulo, 24 de março de 2015.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, teve nova participação ao vivo na manhã de hoje, 24, do programa Bem Estar, da Rede Globo, para falar sobre o uso do ácido acetilsalicílico. O foco da entrevista foi esclarecer dúvidas sobre o uso correto deste medicamento isento de prescrição, que possui ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória, mas que também é bastante utilizado para prevenir a formação de coágulos.

As contraindicações do ácido acetilsalicílico também foram abordadas, como no caso de pacientes com problemas gástricos. Por esse motivo, dr. Pedro e outros especialistas convidados pela produção também esclareceram dúvidas sobre o uso de omeprazol, indicado para o tratamento de esofagite de refluxo, gastrite e úlcera gástrica, mas que pode ser prejudicial caso utilizado de forma incorreta.

Na oportunidade, o presidente do CRF-SP também destacou os riscos do uso do ácido acetilsalicílico em casos de suspeita de dengue. “Em caso de algum sintoma, o primeiro movimento da pessoa é procurar uma farmácia. E adquirir um analgésico de venda livre como paracetamol, ácido acetilsalicílico é um risco que pode ser fatal, já que em caso de dengue pode implicar em hemorragia", destacou o presidente.

 

Confira os vídeos na íntegra:

 

Ácido acetilsalicílico é arriscado em caso de suspeita de dengue

 

Omeprazol é indicado para tratar alterações gástricas crônicas

 

Saiba como participar da Campanha "Farmacêuticos contra a dengue". Divulgue seu estabelecimento!

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.