Determinação da Anvisa suspende produtos farmacológicos

SuplementosSão Paulo, 03 de março de 2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspende a publicidade do produto rejuvenescedor Imecap, a suspensão em todo território nacional, a divulgação e a comercialização dos produtos da empresa Saúde em Equilíbrio Ltda. A agência também determina o recolhimento do lote B13L0640 do medicamento Mebendazol, 100 mg/5ml suspensão oral.

Entenda os casos

Imecap

Estão suspensas as publicidades em todo tipo de mídia do produto Colágeno Enriquecido com Vitaminas A, C, E, Selênio e Zinco em cápsulas da marca Imecap Rejuvenescedor da empresa Sunflower.
Em nota, a agência reguladora informa que foi comprovado que a divulgação do produto era irregular e as propagandas conferiam propriedades não estabelecidas pela legislação sanitária vigente.

Saúde em Equilíbrio Ltda

A empresa divulgava e vendia os produtos listados abaixo que não eram cadastrados e que apresentavam alegações de efeitos terapêuticos, de embelezamento e correção estética, sem autorização da Agência.

Lista completa dos produtos suspensos

Bermuda Alta Anticelulite Infravermelho
Top Decote Anticelulite Infravermelho
Tornozeleira com Infravermelho Longo

Mebendazol

A Anvisa determinou o recolhimento do lote B13L0640 do medicamento Mebendazol, 100 mg/5ml suspensão oral, da empresa Brainfarma, em razão da reprovação na análise de aspecto. Durante o teste, segundo a Agência, foi identificada a formação de grumos e sedimentos de difícil separação depois de agitar os fracos para o lote.

Suplemento volta ao mercado por decisão judicial

Por determinação judicial, a Anvisa suspendeu o efeito da Resolução-RE n° 564, de 24 de fevereiro de 2015, publicada no D.O.U., que proibia a distribuição e comercialização do produto Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus Sênior fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios S.A.
Inicialmente o produto havia sido proibido por ter ingredientes não especificados na Farmacopeia Brasileira nem em outras Farmacopeias internacionais oficialmente reconhecidas ou ainda do Codex Alimentarius.

Fonte: Anvisa / Portal