Fórum discute legislação e atuação do farmacêutico na indústria

 

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, em sua participação no FórumDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, em sua participação no FórumSão Paulo, 12 de setembro de 2014.

O CRF-SP promoveu nesta sexta-feira, dia 12, o IV Fórum de Responsáveis Técnicos por Indústria Farmacêutica, na sede do Conselho. O evento reuniu especialistas da área para discutir a situação da atuação profissional na indústria, perspectivas e a necessidade de reunir propostas para sugerir modificação na legislação.

A abertura contou com a participação do dr. Edson Rollenberg Albuquerque Jr., coordenador da Comissão Assessora de Indústria do CRF-SP, e do dr. Marcelo Polacow, representando o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ambos destacaram os esforços para a atualização da Resolução do CFF nº 584/13,que inclui o capitulo XV na Resolução nº 387/02, que regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria.

A primeira palestra foi ministrada pelo dr. Evaldo Molinari, representando a Comissão Assessora de Indústria do CRF-SP. Ele apresentou um breve histórico da atuação farmacêutica no Brasil e regulamentação das atividades do farmacêutico da indústria.

Dr. Edson Rollenberg Albuquerque Jr e dr. Marcelo PolacowDr. Edson Rollenberg Albuquerque Jr e dr. Marcelo Polacow

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou que o CRF-SP, por meio de sua Comissão Assessora de Indústria, tem a preocupação de contribuir com as discussões sobre a regulamentação da responsabilidade técnica dos farmacêuticos da indústria. “É um tema que sempre procuramos aperfeiçoar na nossa fiscalização para dar suporte ao responsável técnico”, afirmou.

Dr. Evaldo Molinari e dr. Luiz Fernando Pellegrini, da Comissão Assessora de IndústriaDr. Evaldo Molinari e dr. Luiz Fernando Pellegrini, da Comissão Assessora de Indústria

O evento contou com a palestra da dra. Natalia Gomes de Almeida Gonçalves, advogada do departamento jurídico do CRF-SP, que falou sobre a conceituação de responsabilidade técnica e acerca dos direitos e obrigações dos farmacêuticos que atuam na indústria. O dr. Roberto Tadao, gerente jurídico do CRF-SP, também contribuiu com as discussões legais e falou sobre as possíveis responsabilidades do farmacêutico e da empresa nas instâncias civil, penal, administrativa e ética.

Dr. Roberto Tadao e dr. Natalia Gomes de Almeida Gonçalves, do departamento jurídico do CRF-SPDr. Roberto Tadao e dr. Natalia Gomes de Almeida Gonçalves, do departamento jurídico do CRF-SP

O dr. Luiz Fernando Pellegrini, membro da Comissão de Indústria, abordou a aplicabilidade da resolução 584/13. Ao final, os participantes realizaram ampla discussão e propostas de mudanças na legislação do setor. O documento será encaminhado para o Conselho Federal de Farmácia.

 

 

Clique aqui para visualizar a apresentação "Responsabilidade do Farmacêutico na Indústria"

 

 

Clique aqui para visualizar a apresentação "IV Fórum Paulista de Farmacêuticos Responsáveis Técnicos por Indústria"

 

 

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

2014 06 03     banner congresso     farmacia saude

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.