Medicamento cura macacos infectados com vírus similar ao ebolaSão Paulo, 21 de agosto de 2014

Um medicamento experimental aplicado em macacos demonstrou ser eficaz no combate a infecções mortais, como a provocada pelo vírus Marburg, muito parecido com o ebola, informaram cientistas nesta quarta-feira.

O Marburg é um vírus da mesma família do ebola e também causa fortes hemorragias, febre, vômitos e diarreia.

A probabilidade de morte é de 25% a 80% e, assim como o ebola, é transmitido pelo contato com fluidos corporais.

No estudo, feito com 16 macacos, foi testado um medicamento desenvolvido pela empresa canadense Tekmira Pharmaceuticals.

A droga funciona interferindo no modo como o vírus cresce assim que entra nas células do corpo.

Um grupo recebeu o tratamento entre 30 e 40 minutos após a exposição ao vírus letal, enquanto outros receberam o medicamento um, dois e três dias depois.

"Todos os animais tratados nos quatro estudos sobreviveram", afirmou o autor do estudo, Thomas Geisbert, professor de Microbiologia da University of Texas Medical Branch, em Galveston.

"Esta tecnologia poderia ter potencial para combater o ebola", destacou Geisbert.

Atualmente, não há nenhum medicamento ou vacina para a Ebola, que matou 1.350 pessoas e infectou 2.473 desde março em Serra Leoa, Nigéria, Guiné e Libéria.

Tekmira já iniciou a fase de testes em humanos da nova medicação e, em março, a americana FDA, a agência que regula o setor de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, deu sinal verde à companhia para agilizar o desenvolvimento do medicamento TKM-Ebola.

Os resultados do estudo foram publicados na revista "Science Translation Medicine".

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: France Presse / Folha de S.Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.