CRF-SP orienta idosos sobre uso de medicamentos, no Club Homs, na Capital

Atendimento realizado no primeiro evento, em 2013Atendimento feito no primeiro evento, em 2013São Paulo, 02 de abril de 2014.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) participa de evento organizado pela Saúde Brasil “2º Saúde do Idoso Saúde Brasil” nesta sexta-feira, dia 4, às 9h, no Club Homs, na avenida Paulista. A cidade tem 13,18% dos seus 11.513.836 de habitantes com mais de 60 anos. Em 2030, quando a população chegará a 12.242.972, haverá 20,1% de idosos, segundo projeção da Fundação Seade. De acordo com a pesquisa, Alto de Pinheiros, na zona oeste, e Jardim Paulista, na zona sul, terão a maior concentração de público idoso em 2030.

Durante o evento, farmacêuticos do CRF-SP vão orientar sobre o uso de medicamentos, possíveis interações entre um e outro, efeitos colaterais, dosagens, e medir a glicemia capilar (diabetes). Os idosos poderão também levar a receita médica para que sejam orientados sobre os medicamentos que tomam.

Para a assessora técnica do CRF-SP, Amouni Mourad, que ministra uma palestra, às 12h30, serão esclarecidas situações comuns vividas pelos idosos que faz uso de medicamentos. Um dos exemplos é o de anti-hipertensivos que, se tomados à noite, podem ter seu efeito reduzido uma vez que é no período matutino que a pressão arterial costuma ser mais alta. “Tomar medicamento na hora errada pode diminuir sua eficácia”, afirma Amouni.

Mourad também chama atenção para a importância de o diabético adaptar o horário em que utiliza a insulina de acordo as atividades do dia, já que fatores como o estresse o predispõem a maiores taxas de glicose no sangue. Algumas interações de medicamentos com alimentos e até com cigarro também são abordadas durante palestra.

O Saúde do Idoso Saúde Brasil é um evento aberto ao público destinado a promover e multiplicar orientações em saúde nesta faixa etária. Em dois dias de evento, recebendo uma média de 10 mil visitantes são realizados exames, palestras e atividades físicas e lúdicas. Além da população, profissionais de saúde (médicos/farmacêuticos/enfermeiros) participam recebendo capacitação em como atender este público.

O idoso que faz tratamento para tireoide deve tomar o medicamento em jejum. Já depois do almoço, vem o AAS. Depois da janta, o idoso que precisa tomar medicamento para controlar o colesterol e o mesmo deve acontecer no caso do relaxante muscular. É sempre importante solicitar orientação do médico ou do farmacêutico antes de usar qualquer medicamento”, orienta Amouni.   

Alguns exemplos:

Medicamento

Período ideal

Porque

Anti-hipertensivos (pressão alta)

Manhã

De manhã a pressão corporal tende a ser mais alta

Antiespasmódicos (asma)

Dose menor durante o dia e maior a noite

Incidência de crises é maior a noite

Analgésicos

Apenas quando sentir dor

Não há uma diretriz ou estudo dos melhores horários

Com efeitos sedativos ou calmantes

Noite

Causam depressão do sistema nervoso central e pode levar a sonolência

 

 

O quê? 2º Saúde do Idoso Saúde Brasil
Quando?
sexta, dia 4, e sábado, dia 5, das 9h às 16h  
Onde?
Club Holms, av. Paulista, 735, Bela Vista

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.