Empreendedorismo como forma de prevenção de drogas é debatido em Congresso

São Paulo, 26 de março de 2014

A inserção de jovens com até 24 anos no universo empreendedor no Estado passou de 4% entre 1996 e 1997 para 13% entre 2006 e 2007 segundo o Sebrae-SP. Dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) apontam que 44% dos jovens sonham em ser patrão, contra 25% que desejam seguir carreira em uma empresa.

Seguindo essa tendência, o Congresso Freemind, que ocorre entre os dias 4 e 6 de abril de 2014, em Atibaia (SP), abordará entre as questões de prevenção do uso de drogas, o empreendedorismo para o jovem e adolescente.

Para o palestrante e superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o empreendedorismo é uma importante ferramenta de inclusão social para o país. “O empreendedorismo individual pode ser uma saída para o dependente químico, que busca uma recolocação no mercado de trabalho e que tem o sonho de empreender, mas não consegue por conta da discriminação e da atual concorrência do mercado”, afirma.

É uma oportunidade que exige criatividade para fazer algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Uma dica importante do superintendente é que, independentemente da idade, quem deseja abrir um negócio deve ter planejamento. “Apenas uma boa ideia não garante o sucesso de uma empresa. Antes de começar o negócio próprio, reúna o máximo de informações sobre a área que pretende atuar, como concorrência preço praticado no mercado, produtos e serviços oferecidos”, recomenda.

No ano passado, o congresso reuniu cerca de 1.800 participantes de 210 municípios, 23 estados e seis países para debater as questões das drogas com o tema sobre a “ressocialização dos usuários de drogas”. Este ano, o 2º Congresso Internacional Freemind tem como foco a prevenção das drogas e contará com vários palestrantes, como o psiquiatra Augusto Cury, a dra. Luciane Ribeiro, farmacêutica com pós-doc em Medicina-Endocrinologia Clínica pela Unifesp e do dr. Ronaldo Laranjeiras, professor-titular do departamento de Psiquiatria da Unifesp, entre outros. Simultaneamente, o congresso trará uma capacitação de gestão ministrada pelo Sebrae-SP.

2014 03 19 freemind2014 03 19 freemind

Congresso Freemind
Data: De 4 a 6 de abril de 2014.
Local: Hotel Bourbon, Atibaia (SP).
Inscrições finais: Dia 04/04 até as 18h.
Programação completa: http://www.freemind2014.com.br