CRF-SP capacita farmacêuticos para palestras a alunos de todo o Estado


São Paulo, 22 de março de 2014.

A Semana de Assistência Farmacêutica 2014 começou com a capacitação de diretores regionais de todo o Estado sobre os temas que serão ministrados em palestras a alunos de escolas públicas e particulares em diversas regiões. Neste ano, a novidade é a possibilidade da escola escolher entre dois temas, de acordo com a demanda: Uso racional de medicamentos ou Drogas.

Com o tema “Tome uma atitude. Pergunte ao farmacêutico sobre sua saúde”, a SAF 2014 conta com o apoio de farmacêuticos voluntários que passam por um treinamento específico com informações e linguagem adequadas ao público jovem. Todo farmacêutico pode ministrar as palestras, basta entrar em contato com a sede ou seccionais e participar da capacitação.

 

Dr. Pedro Menegasso e dra. Raquel Rizzi ressaltaram a importância de levar orientações aos estudantesDr. Pedro Menegasso e dra. Raquel Rizzi ressaltaram a importância de levar orientações aos estudantesDr. Pedro Menegasso e dra. Raquel Rizzi ressaltaram a importância de levar orientações aos estudantes

 

Instituída pela Lei Estadual 10.687/00 para divulgar informações sobre o trabalho do farmacêutico, o uso racional de medicamentos e orientações sobre saúde em geral, a SAF já atingiu mais de 200 mil estudantes desde 2001.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, destacou a iniciativa de transmissão ao vivo da capacitação. “Mais uma vez o CRF-SP sai na frente e capacita ao mesmo tempo farmacêuticos que estão na sede e em todas as seccionais do CRF-SP”.

O gerente da Secretaria dos Colaboradores, dr. Marcelo Cunha, apresentou o conteúdo das palestras sobre os dois temas que podem ser oferecidos às escolas. Informações como o direito de contar com a orientação farmacêutica, a diferença entre farmacêutico e balconista, os riscos do mau uso, além de possíveis interações medicamentosas presentes no dia a dia dos jovens e familiares foram repassadas aos profissionais para que repliquem aos estudantes.

Outro destaque foi o alerta para enfatizar aos alunos sobre os cuidados com informações retiradas da internet, já que nem tudo é verdadeiro e apenas o profissional de saúde, médico ou farmacêutico, está preparado para dar essas orientações. Formas corretas de descarte dos medicamentos também serão ressaltadas.

Dr. André Luís dos Santos, diretor regional de São José dos Campos, e dra. Alessandra Brognara, diretora da Seccional Zona LesteDr. André Luís dos Santos, diretor regional de São José dos Campos, e dra. Alessandra Brognara, diretora da Seccional Zona LesteDr. André Luís dos Santos, diretor regional de São José dos Campos, e dra. Alessandra Brognara, diretora da Seccional Zona Leste

Os representantes das escolas públicas ou municipais também podem solicitar as palestras diretamente na sede ou seccionais ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Após a capacitação da SAF 2014, o dr. André Luís dos Santos, diretor regional de São José dos Campos, fala aos farmacêuticos sobre a importância da participação nos Conselhos Municipais de Saúde. Ele ressalta a necessidade do farmacêutico atuar politicamente, sem partido, mas com posicionamento para influenciar diretamente nas decisões do gestor público.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.