Fórum Permanente unem entidades pela valorização profissional

Fórum Regional de Entidades busca valorização farmacêuticaFórum Regional de Entidades busca valorização farmacêuticaSão Paulo, 11 de março de 2014

O CRF-SP sediou nesta segunda-feira (10) a primeira reunião do Fórum Permanente de Entidades Farmacêuticas Pela Valorização Profissional de São Paulo, que pretende buscar aprovação de projetos de lei que favoreçam a profissão, a melhoria da imagem do farmacêutico perante à sociedade e melhores condições salariais e de trabalho. O objetivo é que sejam realizadas ações conjuntas entre todas as entidades do Estado.

A estratégia foi definida em um encontro nacional que ocorreu em Brasília (DF), nos dias 5 e 6 de fevereiro, que reuniu entidades de todo o Brasil para discutir a valorização farmacêutica. Entre as estratégias, definiu-se que todas as regiões criariam seus fóruns, para juntos, formarem um movimento nacional unificado.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o fórum busca reunir todas as entidades do Estado para unir forças nas questões relacionadas ao farmacêutico. “Diante de propostas e projetos, alguns prejudiciais à profissão e à saúde da população, observamos a necessidade da união das entidades para discutir e, principalmente, realizar ações e sensibilizar a sociedade para que valorize o farmacêutico, afirma dr. Menegasso.

O diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfar), dr. Ricardo Murça, reforçou a preocupação das entidades em realizar um fórum de atividades e não de projetos. “A criação do fórum traz uma preocupação de todas as entidades para a valorização, mas traz também cooperação das causas das entidades envolvidas buscando uma sinergia para o movimento.”

“O momento em que vive a profissão no país exige uma mobilização nacional em prol da valorização do farmacêutico. A criação desses fóruns é uma estratégia para chegarmos a esse objetivo”, afirmou o conselheiro federal por São Paulo, dr. Marcelo Polacow.

Além do CRF-SP e do Sinfar-SP, participam do Fórum a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e União Farmacêutica de São Paulo (Unifar).

Mônica Neri