Medicamentos para pressão alta são associados a traumatismo 

 

 

 Medicamentos para pressão alta são associados a traumatismo devido à queda Medicamentos para pressão alta são associados a traumatismo devido à quedaSão Paulo, 27 de fevereiro de 2014

Uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA), no último dia 24, sugere que medicamentos para tratar a pressão alta podem aumentar o risco de quedas com lesões sérias, tais como fratura de costela ou traumatismo craniano, especialmente nos idosos que já tenham traumatismos de quedas anteriores.

Os pesquisadores examinaram 4961 pacientes com mais de 70 anos, que haviam sofrido lesões sérias por causa de queda. Entre estes pacientes, 14,1% não tomavam medicamento para hipertensão, 54,6% tomavam ocasionalmente e 31,3% usavam continuamente os anti-hipertensivos. Acompanhando estes pacientes por 3 anos, 446 (9%) sofreram traumatismos sérios devido à queda. O risco de trauma por queda foi maior para pacientes que usavam anti-hipertensivos do que para aqueles que não usavam, e ainda muito maior para aqueles que já tinham tido traumas por queda antes.

Os medicamentos anti-hipertensivos parecem estar associados com maior risco de trauma por queda, comparando com pessoas que não usam o medicamento. A relação entre o perigo em potencial e os benefícios dos medicamentos para pressão ainda deve ser bem avaliada para se decidir pela continuidade ou não do tratamento em pacientes idosos com múltiplas doenças crônicas.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações do Hora de Santa Catarina)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.