Combinação medicamento x álcool pode ser fatal

 

CRF-SP alerta sobre os perigos das interações no CarnavalSão Paulo, 26 de fevereiro de 2014.

Farmacêuticos devem estar atentos às interações medicamentosas mais comuns durante as folias de Carnaval, entre os dias 1º e 4 de março. A recomendação é reforçada durante o período de festas, em que muitas pessoas exageram da combinação: automedicação, álcool e folia.

O brasileiro tem um hábito ruim de se automedicar e, pior, receber informações de pessoas leigas sobre isso. Nesse período de festas é importante que antes de tomar qualquer medicamento, mesmo aqueles que aparentam ser os mais inofensivos, sempre é necessário obter uma informação mais adequada com o farmacêutico”, alertou o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

 

Perigo do álcool

É Importante que o farmacêutico alerte ao folião desavisado que a combinação de álcool e medicamentos pode ocasionar diversos problemas à saúde, como nos exemplos abaixo:

Analgésicos + álcool: irritação da mucosa do estômago, hemorragia gastrointestinal, tonturas e perda da coordenação motora.

Calmante + álcool: é uma das combinações mais perigosas. Nos casos mais graves, a pessoa não fica apenas “mais sonolenta”, pode evoluir para coma e morte

Dipirona + álcool: potencializa o efeito sedativo do álcool

Antibióticos + álcool: pode provocar vômitos, palpitação, dor de cabeça, queda da pressão arterial, dificuldade respiratória e levar até morte. Além disso, há o risco do álcool inibir o efeito do antibiótico, piorando o quadro de infecção pré-existente. Outro problema é que o álcool aumentar a toxicidade hepática.

Antidepressivos + álcool: provoca sonolência e diminui a eficácia dos antidepressivos.

Inibidores de apetite + álcool: provoca tontura, vertigem, fraqueza, desmaio e até confusão mental.

Insulina + álcool: pode levar a um quadro de hipoglicemia, causando grande mal-estar e até desmaio.

Anticonvulsivantes + álcool: aumenta a incidência dos efeitos colaterais do anticonvulsivante e pode precipitar uma crise convulsiva.

Antialérgicos + álcool: provoca sonolência.

 

Perigo das plantas

O uso de plantas medicinais, bem como os chás, xaropes caseiros ou até mesmo os medicamentos fitoterápicos também merece cuidado:

Boldo do Chile + anticoagulante = aumenta o risco de sangramentos

Camomila + anticoagulante = aumenta o risco de sangramentos

Guaraná + anticoagulante = aumenta o risco de sangramento

Erva de São João + anticoncepcional = risco de sangramentos e gravidez indesejada

Maracujá + álcool ou calmantes/sedativos = aumenta sonolência

 

Riscos da superdosagem

O farmacêutico também deve ficar atento com a associação de substâncias que podem provocar a superdosagem:

Paracetamol (analgésico e antitérmico) - Pode causar lesões no fígado. Se utilizado com anti-inflamatórios pode aumentar as chances de intoxicação.

Dipirona Sódica (analgésico e antitérmico) - Pode causar alergias e alterações sanguíneas que podem levar à hospitalização e até à morte.

 

Gravidez indesejada

O farmacêutico também pode alertar os pacientes durante o Carnaval, sobre o risco do consumo da pílula do dia seguinte sem orientação, considerando ser um período em que há o aumento do consumo indiscriminado deste medicamento. Criado para ser utilizado, em casos de emergência, para evitar a gravidez indesejada, esse medicamento tem sido utilizado indevidamente como um contraceptivo comum. A eficácia desta pílula diminui com o tempo e, ingerida após cinco dias da relação sexual, não faz mais efeito. Além disso, o uso repetitivo aumenta o risco de falha, não substitui outros métodos contraceptivos como a camisinha e o anticoncepcional e não protege de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids).

Além desse risco, o consumo de antiácido associado a contraceptivo oral (anticoncepcional) pode causar redução do efeito do contraceptivo pela diminuição da absorção.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.