Cerca de 2 mil farmacêuticos receberam orientações do CRF-SP em 2014

 

Cerca de 2 mil farmacêuticos receberam orientações em 2013Cerca de 2 mil farmacêuticos receberam orientações em 2013São Paulo, 24 de fevereiro de 2014. 

O Departamento de Orientação Farmacêutica (DOF) do CRF-SP, criado em 2002, que atua de forma integrada com a fiscalização para esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao âmbito de atuação, orientou cerca de 2 mil farmacêuticos em 2014. O serviço é um canal de comunicação no qual o profissional tem acesso a um atendimento técnico de esclarecimentos de dúvidas.

A fiscalização tem como diretriz a orientação aos profissionais, uma vez que se verifica em diversos momentos que as infrações são cometidas por desatenção ao previsto na legislação.

As principais dúvidas esclarecidas para os farmacêuticos se referem a atuação/legislação profissional, ética profissional, legislação sanitária, entre outras. Há também dúvidas quanto aos medicamentos como farmacologia, posologia e interações.

Para a farmacêutica dra. Daniela Caroline de Camargo Veríssimo, que atua na equipe do DOF, é importante que ao surgirem as dúvidas, os profissionais procurem o CRF-SP. A dra. reforça que a ideia é estimular os farmacêuticos a utilizarem o serviço, pois o atendimento é feito, na maioria das vezes, de maneira imediata.

“Nossa proposta é esclarecer os profissionais sobre as condutas éticas e legislação vigente, de forma que o farmacêutico possa ter uma posição de destaque no estabelecimento em que atua, sendo realmente uma referência em conhecimento e consequentemente ser valorizado como tal pela sociedade, colaboradores e empregadores”, diz dra. Daniela.

Proporcionalmente, o número de processos éticos instaurados tem se mantido estável, mesmo com um maior número de profissionais inscritos. Já o número de profissionais que receberam orientação cresce a cada dia, sendo que no último ano 16.480 farmacêuticos foram atendidos, em 2007 esses atendimentos somavam cerca de 5,5 mil.

O número de autuações que tiveram como consequência a emissão de multas por ausência de farmacêutico à frente dos estabelecimentos também caiu. Em 2012, foram aplicadas 6.848 multas, já em 2013 esse número caiu para 5.447.

“É gratificante perceber que uma fiscalização firme e orientativa previne a ocorrência de processos administrativos e garante uma melhoria nos serviços farmacêuticos prestados à sociedade”, afirma dr. Onofre Pinto Ferreira, gerente geral de Fiscalização do CRF-SP.

Os atendimentos são realizados por telefone, e-mail e pessoalmente mediante convocações para Orientação Farmacêutica na sede e nas 27 seccionais, além de orientações feitas durante inspeções fiscais. Para esclarecer dúvidas, basta ligar no (11) 3067-1470 ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Aproveite também o período em que o fiscal do CRF-SP está presente em seu estabelecimento para tirar suas dúvidas.

 

Marivaldo Carvalho

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.