Pesquisa aponta que 88% dos casos de leucemia podem ser curados com imunoterapia

Pesquisa aponta que 88% dos casos de Leucemia podem ser curados com imunoterapiaPesquisa aponta que 88% dos casos de Leucemia podem ser curados com imunoterapiaSão Paulo, 20 de fevereiro de 2014

Uma pesquisa publicada ontem (19) na revista 'Science Translational Medicine' aponta um novo tratamento para a leucemia. Trata-se da utilização do próprio sistema imunológico do paciente para matar as células cancerígenas. Ao todo, 88% dos adultos com a doença que foram submetidos ao procedimento durante o estudo tiveram uma remissão completa da leucemia.

A pesquisa foi realizado no Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, com dezesseis pacientes de idade média de 50 anos que haviam sofrido recaída da doença ou se tornado resistentes à quimioterapia.

Os pacientes foram tratados com versões geneticamente modificadas de suas próprias células de defesa, que foram programadas para reconhecer e atacar as células cancerígenas. "Esse é um fenômeno que pode representar uma reviravolta paradigmática na forma como tratamos o câncer", diz Renier Brentjens, coordenador do estudo.

 A 'Science Translational Medicine' considerou a pesquisa com imunoterapia como o maior avanço de 2013 pelos novos resultados práticos sobre a sua aplicação no combate a tumores malignos.

O processo estudado supõe remover algumas das células T dos pacientes e alterá-las com um gel para que reconheçam uma proteína - conhecida como CD19 - nas células cancerígenas e atacá-las. As células T sozinhas conseguem atacar outros invasores nocivos ao corpo humano, mas permitiriam que o câncer cresça de forma ininterrupta.

"Basicamente o que fazemos é reeducar as células T no laboratório, com terapia genética, para reconhecer e matar células com tumores", afirma Brentjens.  

 

Assessoria de Comunicação (com informações da France Presse)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.