Vice-prefeito e parlamentar visitam CRF-SP e firmam compromisso com a profissão farmacêutica

Parlamentares participam da reunião plenária na sede do CRF-SP, na capitalParlamentares participam da reunião plenária na sede do CRF-SP, na capitalSão Paulo, 11 de fevereiro de 2014.

A segunda reunião plenária ordinária entre os conselheiros do CRF-SP em 2014, na segunda-feira, 10/02, foi marcada pela participação de dois parlamentares importantes para o cenário público: o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o deputado federal, Guilherme Campos, que também preside a Frente Parlamentar para micro e pequenas empresas.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, ressaltou que essa participação na plenária é uma oportunidade para conselheiros, diretores regionais e farmacêuticos em geral conhecerem as propostas e pensamentos da entidade para o desenvolvimento da profissão farmacêutica. “São apoios importantes para que possamos ter ainda mais força junto aos parlamentares e, assim, trabalharmos pela aprovação de projetos de lei que vem ao encontro do que a categoria necessita.”

Formalizar a integração entre conselhos, sociedade e organizações públicas com o objetivo de, em parceria, construir políticas públicas para a saúde, esse foi um dos destaques das declarações do ex-prefeito na reunião plenária. Kassab ressaltou a oportunidade de trabalhar voltado às demandas dos farmacêuticos e em especial a valorização do trabalho e carreira desse profissional.

Gilberto Kassab recebe o livro sobre os 50 anos do CRF-SP das mãos de dr. Pedro MenegassoGilberto Kassab recebe o livro sobre os 50 anos do CRF-SP das mãos de dr. Pedro Menegasso

Quando questionado sobre projetos que insistem em deixar de lado a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em farmácias e drogarias, Kassab disse que a existência dessas propostas é um exagero que precisa ser corrigido. “Me coloco à disposição para acompanhar, junto aos deputados do partido, a tramitação desses projetos para que o farmacêutico não perca os seus direitos, mas aquilo que é justo e necessário que a sociedade brasileira continue contando com atividades que precisam efetivamente do farmacêutico.”

Kassab enfatizou também que independentemente de posicionamentos partidários, mas do ponto de vista profissional, a sinergia com o CRF-SP é importante já que após sete anos como prefeito, ele começa a construir um plano de governo e quer contar com os farmacêuticos nas questões relacionadas à saúde. “Enviaremos um ofício ao CRF-SP para formalizar esse compromisso e essa parceria”, disse o ex-prefeito.

Farmacêutico empreendedor

O deputado federal Guilherme Campos também participou das discussões na reunião plenária e cumprimentou a iniciativa do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, de incentivar o farmacêutico a ser um empreendedor. “Como presidente da Frente Parlamentar de micro e pequenas empresas vejo no interior do Estado e em regiões periféricas dos grandes centros excelentes oportunidades para que o farmacêutico tenha o próprio negócio.”

Diretoria do CRF-SP recebe o deputado federal Guilherme Campos na sede do CRF-SPDiretoria do CRF-SP recebe o deputado federal Guilherme Campos na sede do CRF-SP

O deputado, que também lidera a Frente Parlamentar Mista de Combate à Pirataria, à Sonegação Fiscal e Proteção à Propriedade Intelectual, demonstrou preocupação com a presença constante de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em situações como contrabando e vendas irregulares fora da farmácia. “São produtos ligados à saúde humana e isso me preocupa em relação à fiscalização.”

Campos colocou-se à disposição para receber subsídios do CRF-SP e dos farmacêuticos para que possa argumentar na Câmara em questões que implicam na categoria. “Se não tivermos esse suporte fica muito difícil tomarmos decisões que são para a vida de todos em âmbito federal, valorizo muito essa disposição.”

Thais Noronha