Há 5 anos, CRF-SP mantém cerca de 90% de presença de farmacêuticos nas farmácias do Estado

90% DE PRESENÇA NAS FARMÁCIAS (foto Lilo Claretto ag luz)90% DE PRESENÇA NAS FARMÁCIAS (foto Lilo Claretto ag luz)São Paulo, 7 de fevereiro de 2014.

Dados do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) apontaram que cerca de 90% das farmácias e drogarias do Estado de São Paulo têm farmacêuticos, conforme prevê a Lei federal nº 5.991/73. Há 20 anos, eram apenas 5%. A fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos é realizada por 45 farmacêuticos fiscais e são feitas em média 7 mil inspeções por mês. Em 2013, foram feitas cerca de 85 mil inspeções.

A fiscalização do CRF-SP atua de forma a garantir o direito da população de ser atendida pelo farmacêutico, que é um profissional de nível superior, capacitado a orientar sobre o uso correto dos medicamentos. Os analgésicos, por exemplo, subestimados pela população no tocante aos riscos inerentes a sua administração, podem provocar reações de hipersensibilidade, dependência, sangramento digestivo, e ainda mascarar a doença de base que, por sua vez, poderá progredir.

A nossa meta é manter a rotina de fiscalização com foco nos estabelecimentos irregulares para ter 100% a presença do farmacêutico. A intenção é garantir a assistência farmacêutica em todos os estabelecimentos. Isso é um compromisso com a sociedade e mostra que estamos preocupados com a qualidade de vida do paciente”, diz o presidente do CRF-SP, Pedro Menegasso.

Ao constatar que não há farmacêutico, o CRF-SP lavra termo de intimação/autuação em face do estabelecimento e o orienta a se regularizar em cinco dias úteis, conforme previsto na Resolução 566/12 do Conselho Federal de Farmácia, na Lei Federal nº 3.820/60, sob pena de aplicação de multa.

Fiscalização

O CRF-SP auxilia o próprio Estado na sua obrigação, afinal é uma segurança para a sociedade ter o estabelecimento de saúde funcionando de forma regular. Durante a fiscalização, já foram localizadas farmácias clandestinas comercializando medicamentos falsos e vencidos. Toda a ação é relatada para a vigilância sanitária e para as demais autoridades competentes, caso ocorram outros ilícitos. O CRF-SP não tem o poder de fechar estabelecimento e sim aplicar multa no caso da ausência do farmacêutico.

Para registrar uma queixa da ausência do farmacêutico, o interessado pode denunciar o estabelecimento ao CRF-SP pelo 0800 77 02 273 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É importante informar o nome do estabelecimento, o endereço, a data e o horário em que o farmacêutico não estava no local. A ligação é gratuita e não precisa se identificar. A população deve exigir a presença do farmacêutico. Contar com a orientação do profissional é um direito garantido por lei.

Veja os riscos da automedicação

Anticoncepcional + Vitamina C (acima de 1 grama) = Aumento dos níveis do hormônio, contido na pílula, no sangue

Anticoncepcional + antibiótico = Perda da eficácia, aumento da chance de gravidez

Ácido acetilsalicílico (AAS) + Bebidas alcoólicas= Aumento do risco de sangramento no estômago