CFF e CRF-SP se unem para realizar Farmacêutico na Praça e lançamento de campanha contra automedicaçãoCFF e CRF-SP se unem para realizar Farmacêutico na Praça e lançamento de campanha contra automedicaçãoSão Paulo, 20 de janeiro de 2014

Numa parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o CRF-SP realizou a campanha Farmacêutico na Praça hoje (20/01) como parte das comemorações do Dia do Farmacêutico. O evento aconteceu na Praça Rotary, rua General Jardim, 485, em frente à Biblioteca Monteiro Lobato, na Vila Buarque, região central de SP. Ao todo foram realizados 700 atendimentos entre aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientação farmacêutica.

Na ocasião também foi realizado o lançamento da campanha de orientação contra a automedicação do CFF. A iniciativa consistia na distribuição para a população de um panfleto criativo, com formato de amostra grátis de um medicamento fictício. Ao receber o material a pessoa se surpreendia quando abria a embalagem e encontra a mensagem "Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco - Antes de usar qualquer medicamento, consulte sempre um farmacêutico".

2014 01 20 farma praca atendimento2014 01 20 farma praca atendimento

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, demonstrou a satisfação de São Paulo ser o primeiro Estado a receber a campanha nacional criada pelo CFF. “Recebemos o desafio de organizar o evento e sempre que for possível a gente vai atrás para que a profissão tenha o reconhecimento que merece”, disse o presidente, que também agradeceu pela presença dos farmacêuticos voluntários que participaram do evento.

Ao final, o presidente do CFF, dr. Walter Jorge João, fez uma avaliação positiva dos objetivos da campanha, que pretende combater os dados que colocam o Brasil nos últimos cinco anos como o 5º país em números de intoxicação por medicamentos, com o registro de quase 60 mil casos de internações por esta razão. “A campanha é o início de outras ações que iremos promover. A gente entende que os objetivos foram alcançados, mas precisamos avançar. Queremos ver o farmacêutico como prescritor. Isso vai resgatar a importância e mudar o olhar sobre nós”, afirmou.

CFF e CRF-SP fazem a avaliação da campanha contra a automedicaçãoCFF e CRF-SP fazem a avaliação da campanha contra a automedicação

A seccional de Mogi das Cruzes do CRF-SP realizou quatro edições do “Farmacêutico da Praça” na manhã de hoje. Em Itaquaquecetuba os farmacêuticos atenderam as pessoas que passavam pela Praça Padre João Alvares – Centro; em Ferraz de Vasconcelos, na praça da Independência, Centro; em Poá, na praça da Bíblia, Centro; e em Guararema, nos Postos de Saúde da rede básica de saúde.

No total, mais de 800 atendimentos foram realizados, entre orientação farmacêutica, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Patrocinadores:

Carlos Nascimento