Projeto de Lei que altera a atual Lei do Ato Médico tramita na Câmara dos Deputados

Projeto de Lei que altera a atual Lei do Ato Médico tramita na Câmara dos DeputadosProjeto de Lei que altera a atual Lei do Ato Médico tramita na Câmara dos DeputadosO PL 6126/2013, apresentado ao Congresso no dia 20 de agosto, pretende dar nova redação à Lei do Ato Médico, (Lei 12.842/13), que foi sancionada, com vetos, em 11 de junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff (PT). O PL pode ser votado nesta quarta-feira (18) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Se votado e aprovado, segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).    

Entre as alterações do projeto, a mais preocupante para os farmacêuticos está no inciso I do artigo 4º. Na forma como está apresentada no PL, só será possível a formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica aos médicos, ressalvados os diagnósticos e prescrições terapêuticas realizadas segundo protocolos e diretrizes clínicas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A aprovação pode prejudicar a prescrição farmacêutica, já que o farmacêutico também pode prescrever medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, ainda que não existam protocolos do SUS, conforme artigo 5º da Resolução nº586/13 do CFF. 

Os farmacêuticos devem se manifestar contrários a esse dispositivo enviando e-mail aos deputados e pedindo o veto parcial do projeto.

Confira abaixo a lista com os e-mails dos deputados:

Dr. Rosinha (PT/PR) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Geraldo Resende (PMDB/MS) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Antonio Brito (PTB/BA) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rogério Carvalho (PT/SE) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dep. Nazareno Fonteles (PT-PI) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.