Congresso reúne mais de 3 mil pessoas do Brasil, Estados Unidos e Europa. Foco no farmacêutico foi o diferencial


Dr. Pedro Menegasso, ministrante da palestra "O Farmacêutico do século XXI)

São Paulo, 8 de outubro de 2013.

Os quatro dias do maior congresso do setor foram uma oportunidade do farmacêutico se preparar para exercer a profissão com excelência. Profissionais de diversas partes do mundo tiveram acesso ao que de mais atual há em todas as áreas da Farmácia.

A palestra de encerramento “O farmacêutico do século XXI”, ministrada pelo dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, marcou o último dia do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, realizado de 5 a 8 de outubro no Transamérica Expo center, na capital. Um dos destaques foi a apresentação de um sistema automatizado para a dispensação de medicamentos. “O que em princípio foi entendido como a possível substituição do papel do farmacêutico, na verdade é uma oportunidade para ele se dedicar à orientação ao paciente”, ressaltou. Dr. Pedro também falou sobre a individualização da dose e do tratamento, prática que traz mais organização, menor risco de superdosagem e erro, evita sobras, promove maior adesão ao tratamento e otimiza o processo de dispensação.

Ministrantes internacionais também marcaram presença com a palestra “Acordos Internacionais para Qualidade de Medicamento na Europa”, ministrada pelo dr. Francisco Veiga, de Portugal, e o Simpósio “Quality by Design: Uma nova perspectiva para a indústria farmacêutica”, com a participação do dr. Humberto Zardo, dos Estados Unidos.

Quem não compareceu ao Congresso, teve a oportunidade de assistir às palestras gratuitas locadas no estande do CRF-SP. Somente neste último dia, mais de 300 internautas acompanharam ao vivo de seus computadores.

A TV CRF-SP também acompanhou de perto toda a movimentação nos quatro dias de Congresso. Vários ministrantes deixaram registradas suas impressões sobre os debates e as palestras apresentadas. Os vídeos estão disponíveis na fanpage do CRF-SP no Facebook (www.facebook.com/crfsp) e no canal de vídeos no YouTube (http://www.youtube.com/crfspcanal).

Premiação dos trabalhos científicos

Também nesta tarde foi realizada a solenidade de encerramento do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, com a divulgação dos nomes dos vencedores dos trabalhos científicos. Em nome da diretoria e das comissões executiva e científica do Congresso, o coordenador da Comissão Executiva, dr. Fábio Ribeiro, agradeceu o empenho de todos que se esforçaram para que o CRF-SP realizasse um evento grandioso, que atendeu as expectativas dos congressistas.

Dr. Pedro Menegasso finalizou as homenagens e convidou a todos para o XVIII Congresso Paulista de Farmacêuticos, cujos trabalhos de organização se iniciam agora, com data marcada para 2015.

 

Diretoria do CRF-SP e membros das comissões organizadorasDiretoria do CRF-SP e membros das comissões organizadoras

 

Confira os trabalhos premiados:

1.    Lugar – ISOLATION AND CHARACTERIZATION OF CIRCULATING TUMOR CELLS IN OVARIAN CANCER
Isolamento e caracterização de células tumorais circulantes no câncer de ovário

Autores: Ludmila Thomé Domingos Chinen, Bruna Maria Malagoli Rocha, Emme Ali Abdallah, Luciana Menezes de Mendonça Ocea, Natalia Breve Mingues, Solange Moraes Sanches, Marcelo Ferretti Fanelli

2.    Lugar – EVALUATION OF THE PRESCRIPTIONS OF ANTIMICROBIAL AT THE PUBLIC HEALTH UNITS IN ALFENAS-MG
Avaliação das prescrições dos antimicrobianos nas unidades de saúde pública de Alfenas-MG

Autores: Marcia Helena Miranda Cardoso Podestá, Maria Thereza de Andrade Pereira Santos, Carolina Borges Tersi, Walnéia Aparecida de Souza.

3.    Lugar – PRESENCE OF PHAMRMACEUTICALS IN THE AREA OF INFLUENCE OF SANTOS SUBMARINE OUTFALL
Presença de farmacêuticos na área de influência do emissário submarino de Santos

Autores: Luciana Lopes Guimarães, Camilo Dias Seabra Pereira, Fernando Sanzi Cortez, Fabio Hermes Pusceddu, Walber Toma, Rodrigo Brasil Choueri, Marcos Paulo Oliveira Silva, Aldo Ramos Santos, Augusto Cesar.

 

 Mônica Neri e Thais Noronha (colaborou Renata Gonçalez)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.