Medicamentos para diabetes importados da França não atendem às exigências de fabricação, determina Anvisa

Medicamento para diabetes não atende às exigências de fabricação, determina AnvisaMedicamento para diabetes não atende às exigências de fabricação, determina AnvisaSão Paulo, 16 de maio de 2013

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio da publicação em Diário Oficial da União da Resolução RE nº 1736/2013, a suspensão da importação dos produtos Glifage XR 500mg, Glucovance 250mg/1,25mg, Glucovance 500mg/2,5mg, Glucovance 500mg/5mg e Glucovance 1000mg/5mg, fabricados somente pela empresa Merck Santé S.A.S, com endereço na 2, Rue Du Pressoir Vert – 45400 Semoy – França, unidade esta onde foram constatadas irregularidades quanto ao cumprimento de Boas Práticas de Fabricação.

É preciso ressaltar que a publicação em Diário Oficial refere-se apenas à importação dos produtos, não tendo determinado o recolhimento e suspenção de uso de medicamentos fabricados na unidade fabril da França.

A empresa Merck S.A informou à Anvisa que não existe risco de desabastecimento do mercado interno, nem tão pouco do programa Farmácia Popular, tendo em vista que os produtos Glifage e Glucovance (exceto o Glucovance 1000mg/5mg) são fabricados nas instalações da empresa Merck no Brasil. A unidade brasileira se encontra devidamente certificada pela Anvisa e, portanto, os produtos nela fabricados estão aptos a serem comercializados normalmente no mercado brasileiro.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações do portal da Anvisa e do jornal O Estado de S. Paulo)