Pesquisa Datafolha mostra que população fumante da cidade de São Paulo caiu pela metade em 27 anos

 

Pesquisa Datafolha mostra que população fumante da cidade de São Paulo caiu pela metade em 27 anosPesquisa Datafolha mostra que população fumante da cidade de São Paulo caiu pela metade em 27 anosSão Paulo, 06 de maio de 2013.

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha aponta que a fatia de moradores fumante da cidade de São Paulo caiu pela metade em 27 anos. O levantamento realizado com um universo de 1.120 pessoas registrou que, atualmente, 21% da população em São Paulo fuma, contra 24% em 2008 e 40% em 1986.

A pesquisa também verificou o crescimento da porcentagem de ex-fumantes, que agora é 24% da população, contra 21% em 2008, superando o número de fumantes. Mas a cidade ainda tem uma proporção de tabagistas maior do que a taxa nacional, que é de 14,8% de acordo com a pesquisa Vigitel (inquérito telefônico anual do Ministério da Saúde).

Segundo os especialistas, as causas para a queda são as medidas de controle nas últimas década, como a Lei Antifumo adotada no Estado de São Paulo em 2009, a proibição da publicidade de cigarros, a contrapropaganda nos maços, alertando para os malefícios do fumo, e a maior divulgação desses efeitos nocivos.

"A população foi se educando. Os próprios fumantes sabem que faz mal e muitos passam a pensar em largar o cigarro por pressão social", disse a cardiologista Jaqueline Issa, responsável pelo programa de tratamento de tabagismo do InCor (Instituto do Coração da USP).

Os números indicaram que um dos fatores que aumentam a chance de as pessoas fumarem é o nível socioeconômico mais baixo. A pesquisa mostrou que a população da zona leste, a menos desenvolvida de São Paulo, é a que mais fuma. Na região, 25% fumam, contra 18% da zona oeste e 20% da zona sul.

Os paulistanos mais ricos (mais de 10 salários mínimos) são os que menos fumam (15%, contra cerca de 22% nas outras camadas) e os que mais pararam de fumar --30%, enquanto que, entre as demais faixas de renda, os ex-fumantes são 22%.

A proporção de jovens de 16 a 24 anos que fumam caiu de 20% em 2008 para 14% em 2013. 

Apesar de os homens fumarem mais que as mulheres (23% contra 19%), eles tendem a abandonar mais o fumo.

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações de Folha de S Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.