Contribua para regulamentação da atuação do farmacêutico em mais duas importantes áreas

Uma das propostas de resolução regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria farmacêuticaUma das propostas de resolução regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria farmacêutica

O Conselho Federal de Farmácia, CFF, acaba de disponibilizar duas consultas públicas para regulamentar áreas de atuação do farmacêutico. Ambas estão abertas ao recebimento de sugestões. A Consulta Pública nº 04/2013 trata da proposta de resolução que aprova o regulamento técnico do exercício profissional farmacêutico na gestão da assistência farmacêutica do SUS.

De acordo com a proposta, o farmacêutico que atua na área de gestão da assistência farmacêutica no serviço público deve estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia da sua jurisdição, responder técnica e legalmente pela gestão da assistência farmacêutica no serviço público, desempenhando, supervisionando e coordenando as atividades que lhe são inerentes. Entre outros aspectos, também é vedado ao farmacêutico acumular funções, ainda que na mesma instituição, que possam prejudicar o desempenho das atividades inerentes à responsabilidade técnica e legal assumida, inclusive na coordenação técnica da assistência farmacêutica e que apresentem incompatibilidade de carga horária.

As sugestões e contribuições devem ser encaminhadas em formulário próprio, até o dia 20 de maio de 2013.

Clique aqui e acesse o formulário para envio de sugestões

Clique aqui e acesse a íntegra do texto da proposta de resolução.

Indústria Farmacêutica

A outra proposta de resolução regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria farmacêutica. A Consulta Pública nº 5, entre outros fatores, determina que o farmacêutico responsável técnico é imprescindível durante todo o período do processo de fabricação do medicamento no estabelecimento industrial no qual atua, a fim de garantir a lisura e a qualidade necessária em todas as etapas, devendo para tanto possuir substituto(s) em suas eventuais ausências e impedimentos.

As sugestões e contribuições devem ser encaminhadas em formulário próprio (anexo), até o dia 24 de junho de 2013.

Clique aqui e acesse o formulário para envio de sugestões

Clique aqui e acesse a íntegra do texto da proposta de resolução.

Thais Noronha (com informações CFF)