Medicamento reduz em 38% risco de câncer de mama. Pesquisa foi realizada em 83 mil mulheres


Medicamento reduz em 38% risco de câncer de mama. Pesquisa foi realizada em 83 mil mulheres Medicamento reduz em 38% risco de câncer de mama. Pesquisa foi realizada em 83 mil mulheres São Paulo, 30 de abril de 2013

Uma revisão de estudos com dados de cerca de 83 mil mulheres apontou que moduladores hormonais reduzem em 38% o aparecimento de câncer de mama em mulheres saudáveis com alto e médio risco de desenvolver a doença. 

Esses medicamentos evitam que o estrogênio faça as células da mama se multiplicarem no caso de tumores de mama hormonais, que é 70% dos casos. 

As drogas podem ser indicadas se a mulher, mesmo saudável, tiver um histórico da doença na família, especialmente em irmãs, mães e filhas. Em geral, o tratamento é oferecido para mulheres que estão na pós-menopausa. 

De acordo com os autores da pesquisa, publicada na revista médica inglesa The Lancet, já se sabia dos efeitos preventivos do medicamento, mas não se sabia a duração do efeito protetor da droga. No estudo, foi descoberto que esse efeito dura, aproximadamente, cinco anos.

Apesar dos benefícios relacionados à prevenção do câncer de mama, há muito receio em prescrever os moduladores hormonais por causa dos efeitos colaterais. Nas mulheres que usaram o medicamento, houve uma incidência maior de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e câncer de útero. 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Folha de S.Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.