Cientistas encontram parasita resistente a droga antimalária


Cientistas encontram parasita resistente a droga antimaláriaCientistas encontram parasita resistente a droga antimaláriaSão Paulo, 29 de abril de 2013

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido e da Universidade de Mahidol, na Tailândia, identificaram um novo tipo de parasita causador da malária resistente a drogas que visam conter a doença. O parasita, encontrado na região oeste do Camboja, é geneticamente distinto de outros tipos encontrados no mundo.

Estes organismos são imunes ao tratamento por artemisinina, que é uma das principais drogas na luta contra a malária.  Relatos de que haveria parasitas resistentes à droga emergiram pela primeira vez em 2008. O problema, desde então, se espalhou para outras áreas do Sudeste Asiático.

A equipe de especialistas internacionais encontrou três tipos distintos de parasitas resistentes à droga na região do país asiático. Os pesquisadores disseram que ainda não conseguiram descobrir quais foram as mutações genéticas que permitiram aos parasitas resistir ao tratamento de artemisinina.

Eles afirmaram, no entanto, que compreender os traços genéticos dos parasitas os ajudariam a identificar de forma rápida esses novos tipos e rastreá-los, caso eles se espalhem ainda mais. De acordo com as estimativas mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), houve cerca de 219 milhões de casos de malária em 2010 e 660 mil mortes ligadas à doença. O continente mais afetado é a África, onde ocorrem 90% das mortes causadas por malária.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP ( com informações do G1)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.