Idosos têm mais risco de morrer por dengue. Do total de óbitos, 42% das pessoas tinham mais de 60 anos


Idosos têm mais risco de morrer por  dengue. Do total de óbitos, 42% das pessoas tinham mais de 60 anosIdosos têm mais risco de morrer por dengue. Do total de óbitos, 42% das pessoas tinham mais de 60 anosSão Paulo, 10 de abril de 2013

O índice de mortalidade em casos de dengue é 12 vezes maior em pessoas com mais 60 anos do que em outras faixas etárias. Do total de óbitos registrados por conta da doença no primeiro trimestre do ano (132), 42% foram de pessoas nessa faixa etária.

Ao apresentar qualquer sintoma de dengue, que se parece muito com um resfriado comum, os idosos devem procurar imediatamente os serviços de saúde. Dores de cabeça, febre, dores nas articulações são os sintomas mais comuns da dengue. A automedicação deve ser evitada, uma vez que medicamentos como o Ácido Acetilsalicílico (AAS, aspirina e outros) podem agravar a doença. A orientação é do Ministério da Saúde.

Estas recomendações foram reforçadas pelo secretário durante videoconferência realizada na terça-feira (9/04), em Brasília, com representantes das secretarias estaduais das Regiões Nordeste e Sudeste, além do Paraná e Distrito Federal.Também participaram representantes das secretarias municipais de saúde de Maceió, São Luís, João Pessoa e Sergipe.

As causas para a vulnerabilidade desse grupo ainda não estão totalmente esclarecidas, mas podem estar relacionadas a doenças crônicas, comuns nesta faixa etária.

Os casos de dengue têm aumentado na maior parte do território nacional.  Em São Paulo, há surtos epidemiológicos no litoral e em parte do interior.  Segundo relatório do Ministério da Saúde, os casos notificados pelo Estado de São Paulo nas 13 primeiras semanas do ano saltaram de 10.992 ocorrências em 2012 para 122.010 em 2013.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Agência Saúde)

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.