Pesquisa avalia a imagem das farmácias e drogarias perante os consumidores de medicamentos


Pesquisa avalia a imagem das farmácias e drogarias perante os consumidores de medicamentosPesquisa avalia a imagem das farmácias e drogarias perante os consumidores de medicamentosSão Paulo, 27 de março de 2013.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos em parceria com Instituto de Pesquisas Datafolha, para os consumidores de medicamentos em São Paulo – SP, as farmácias e drogarias passam a imagem de:

 

 

• Lojas de Cosméticos e Perfumaria - Para 32% dos consumidores

• Minimercado - Para 28% dos consumidores

• Lojas de Conveniência - Para 24% dos consumidores

• Estabelecimento de Saúde - Para 15% dos consumidores

Para dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, o fato de apenas 15% da população enxergar as farmácias como estabelecimentos de saúde é muito ruim, já que podem ter a falsa impressão de que o medicamento pode ser tratado como uma mercadoria comum, algo que não requer cuidados especiais, quando sabe-se que inclusive os Medicamentos Isentos de Prescrição podem trazer mais prejuízos do que benefícios se não utilizados de forma correta. “O CRF-SP tem trabalhado incessantemente para mudar essa realidade no Estado, por meio de várias ações, desde a realização de campanhas de educação em saúde, campanhas publicitárias, ações de fiscalização, orientação, enfim, temos adotado todos os meios para que essa percepção do consumidor sobre a farmácia seja alterada e para isso contamos também com a atuação do farmacêutico”.

Para a pesquisa, que envolveu também outros aspectos, foram entrevistadas 1.611 pessoas (homens e mulheres, com 18 anos ou mais) que costumam realizar compras em farmácias e/ou drogarias. Outros aspectos também foram avaliados como confiança nos medicamentos genéricos, importância do farmacêutico e muitos outros. 


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações Departamento de Pesquisa do ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos).

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.