Estudo aponta crescimento de 75% no consumo de metilfenidato em crianças

Estudo aponta crescimento de 75% no consumo de metilfenidato em criançasEstudo aponta crescimento de 75% no consumo de metilfenidato em criançasSão Paulo, 20 de fevereiro de 2013.

O consumo do medicamento metilfenidato, utilizado no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), aumentou 75% em crianças com idade de 6 a 16 anos, entre 2009 e 2011, no Brasil. É o que apontam os dados do Boletim de Farmacoepidemiologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado na segunda-feira (18/2).

O Boletim apresenta o panorama da prescrição e consumo de metilfenidato no Brasil, nos anos de 2009 a 2011. Os dados foram coletados a partir dos registros do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência.Para a coordenadora do SNGPC, Márcia Gonçalves, o estudo realizado contribui para identificar possíveis sinais de distorção de uso dos produtos e no trabalho em estratégias e enfrentamento do problema. DadosEm 2009, foram vendidas 156.623.848 mg do medicamento. Já em 2011, o mercado atingiu um montante de 413.383.916 mg do produto.

O boletim aponta ainda que, em 2011, foram comercializadas 1.212.850 caixas do referido medicamento nas farmácias e drogarias do país. Esse número representa uma alta de 28,2 % em relação a 2009 (557.588 caixas de metilfenidato), já considerando o aumento do fluxo de informações recebidas pelo sistema da Anvisa neste período.O gasto estimado das famílias brasileiras com o produto, em 2011, foi de R$ 28,5 milhões.

Esse montante significa um valor de R$ 778,75 por cada mil crianças com idade entre 6 e 16 anos.Maior consumoNo Distrito Federal, foi registrado o maior consumo de metilfenidato no triênio estudado pela Agência. Na capital, foram comercializados, em 2011, mais de 114 caixas do medicamento para cada mil crianças. Esse número representa um aumento de aproximadamente 30%, no consumo do produto na comparação de 2009 com 2011. Na região Norte, Rondônia obteve o maior consumo de metilfenidato, entre 2009 e 2011. Já na região Sul, o Rio Grande do Sul lidera o ranking de consumo no triênio estudado. O estado do Piauí liderou o consumo do produto na região Nordeste, em 2009 e 2011.

Na região Sudeste, em 2011, o maior consumidor do medicamento foi o estado de Minas Gerais.PrescriçãoEntre os prescritores do medicamento, há um predomínio de médicos que se dedicam à assistência à criança e ao adolescente e dos que tratam de distúrbios estruturais do sistema nervoso, “o que qualifica o acesso ao medicamento, afirma a coordenadora da área”.

Os três maiores prescritores de metilfenidato foram os mesmos nos três anos estudados, sendo que dois deles são do Distrito Federal.

Confira aqui a íntegra do Boletim.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações Anvisa)